Prefeitura de Rio das Ostras doa livros para Apae do Município
Publicações, recolhidas nas 30 escolas do Município, serão destinadas a 152 famílias assistidas pela instituição
Na manhã desta terça-feira, dia 11, foi realizada a entrega simbólica, na sede da Secretaria de Educação, de centenas de livros didáticos doados por 30 unidades de ensino da Rede Municipal à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rio das Ostras.
As publicações, destinadas a estudantes do 20 ao 90 Ano do Ensino Fundamental, pertencem ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e se encontram fora do período de três anos consecutivos de uso estabelecido pelo Governo Federal. Por esta razão, não podem mais ser utilizados pelos alunos da rede municipal.
Para a subsecretária de Educação, Dalva Barcelos Fragoso, a doação possibilita ao Município dar um destino mais adequado aos livros didáticos. “Esta é a primeira vez em que fazemos esta doação para a Apae. Esperamos que a instituição possa utilizar este material da melhor forma possível”, destacou.
“A iniciativa é de extrema importância. Com o material arrecadado iremos fazer oficinas de papel marché e de recorte. Já os livros em melhor estado serão utilizados para leitura. Atualmente temos 152 famílias assistidas pela instituição”, explicou Débora Dutra, presidente da APAE de Rio das Ostras.
Também compareceram ao encontro a coordenadora técnica pedagógica da Secretaria de Educação, Lilia Cristina Miranda Rodrigues; a subcoordenadora de Programas e Projetos, Cleide da Silva Ferreira; a chefe do Departamento de Leitura e Arte, Juliana Marcia Ramos Azevedo; e a chefe da Divisão de Formação e Orientação Literária, Karoline Ferreira de Oliveira.
DESCARTE DE LIVROS DIDÁTICOS – A Resolução n0 12 da Secretaria de Educação, publicada no Jornal Oficial em 15 de julho deste ano, determina que é de responsabilidade da Secretaria a conservação e o descarte dos livros didáticos que integram o PNLD.
Ainda de acordo com esta resolução, as escolas da Rede Municipal devem realizar campanhas de conscientização sobre o uso correto, a conservação e a devolução dos livros didáticos reutilizáveis junto à comunidade escolar.
FONTE:
Departamento de Jornalismo