Coleção revela identidade artesanal de Rio das Ostras
Mostra pode ser visitada até 17 de novembro, na Casa de Cultura Dr. Bento Costa Júnior
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Fundação Rio das Ostras de Cultura promovem, até o dia 17 de novembro, na Casa de Cultura Dr. Bento Costa Júnior, a mostra “Identidade Artesanal de Rio das Ostras”.
A coleção reúne 40 obras criadas por artesãos da cidade sob a orientação do estilista e artista plástico Cocco Barçante. A abertura da mostra aconteceu nesta sexta, dia 24, e contou com a participação de moradores e apreciadores da Cultura.
Cocco Barçante ofereceu, durante quatro meses, consultoria de Design em Artesanato aos artistas e artesãos da cidade, um trabalho realizado em parceria com o Sebrae. O intuito era desenvolver uma coleção que revelasse a identidade artesanal do Município com base na diversidade cultural de Rio das Ostras para o Artesanato e a Cultura.
Para o estilista, este objetivo foi atingido graças à qualidade das obras. “Trabalhei com pessoas que têm uma produção artesanal e percebem a importância de aprender. A consultoria, feita ao longo de meses, se deu por meio de uma constante troca de informações, só assim chegamos a este novo olhar. Conseguimos obter a identidade cultural de Rio das Ostras sem que os artesãos perdessem sua essência. A exposição também representa uma visão empreendedora do Artesanato na região, abrindo mercados para os profissionais presentes”, destacou Cocco Barçante.
DESAFIOS – Andrea Santana, artesã uruguaia que mora na cidade há dez anos e integra a Associação de Mulheres Artesãs de Rio das Ostras (AMAR), acredita que a consultoria capacitou os artistas e artesãos da cidade para novos desafios. “Cada um trouxe sua bagagem; suas experiências e suas técnicas. Conseguimos, com a ajuda de Cocco, alcançar a identidade do artesanato local. Somos uma cidade antiga, mas ao mesmo tempo emancipada há pouco tempo, com uma incrível diversidade cultural”, enfatizou.
“Em termos de desenvolvimento de Arte e Design, a iniciativa é uma forma de produzir com ética, abordando as infinitas possibilidades do Artesanato na região. Nas aulas Cocco transmitiu muitas informações e foi possível perceber seu cuidado com cada detalhe das obras”, afirmou o artesão Damião Silva.
Idalina Gouveia, moradora de Rio das Ostras há quatro anos, aprovou a qualidade dos trabalhos expostos. “A mostra conseguiu captar o espírito da Cultura de Rio das Ostras. Já conhecia o trabalho de alguns artesãos. Todos estão de parabéns”, ressaltou.
HOMENAGEM – Durante a abertura da mostra nesta sexta, os artesãos também homenagearam a Fundação Rio das Ostras de Cultura (FROC) pelo seu 17º aniversário, comemorado no último dia 10.
O grupo que participa da exposição é formado pelos artesãos Andrea Santana, Adriana Izidoro, Célia Silvestre, Clarisse Ventura, Damião Silva, Edilamar Silva, Jandira Moraes, Lucileá Benevides, Lucy Mello, Luirene Ventura, Naiara Junqueira, Nathalia Furtado, Rodrigo Pontes, Sandra Rodrigues, Vera Luzente e Valéria Barbosa.
A exposição “Identidade Artesanal de Rio das Ostras” pode ser visitada na Casa de Cultura Dr. Bento Costa Júnior de segunda a sexta, das 9 às 18h. Mais informações pelo telefone (22) 2764-1768.
—
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo