Prefeitura e Governo Federal promovem maior programa habitacional de Rio das Ostras
Além de atender parte da demanda por moradias, empreendimento gera empregos e negócios no Município
Após três meses de obras, os prédios do Programa Minha Casa Minha Vida, que vão abrigar 480 famílias no Cláudio Ribeiro, em Rio das Ostras, começam a ganhar forma. Na última sexta, 26, uma equipe da Caixa Econômica Federal realizou a auditoria mensal da obra.
O objetivo do programa, desenvolvido em parceria entre o Município e o Governo Federal, é facilitar o acesso dos moradores à casa própria e reduzir o déficit habitacional da cidade.
A auditoria foi acompanhada por servidores da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Habitação e pelo vereador Vanderlan Moraes. Os visitantes já puderam ter uma ideia da estrutura e do tamanho dos cômodos dos apartamentos.
O subsecretário de Planejamento, Vladimir Paschoal, lembrou que a construção das moradias populares, em parceria com o Governo Federal, significa o maior programa habitacional realizado na história do Município. Nos 22 anos de emancipação de Rio das Ostras, só haviam sido construídas cerca de 100 residências voltadas para servidores e população de baixa renda.
O engenheiro Julius César Vannier, coordenador da empresa responsável pela obra, explicou que as exigências garantem a qualidade e a acessibilidade dos apartamentos, já que todos devem ser adaptáveis a pessoas com deficiência.
As unidades, subsidiadas pelo Governo Federal, serão destinadas a pessoas que não tenham sido contempladas por outros programas habitacionais e não possuam outros imóveis, além de ter renda familiar de até R$ 1.600.
OPORTUNIDADE – Morador de Rio das Ostras há 8 anos, Nilio Delaunay Mello é um dos operários que trabalham na construção dos prédios. Ele também participa do processo seletivo do Minha Casa Minha Vida para ter a oportunidade de realizar o sonho da casa própria. Por isso, ele trabalha ainda com mais cuidado e carinho na obra.
“Minha mulher fez a inscrição para tentar comprar uma dessas casas. Quem sabe não estou construindo onde vou morar. Em outras obras não podia nem pensar passar por perto do que ajudei a construir”, disse.
O mestre de obras Jorge Márcio Barcelos é responsável por treinar os novos operários. “Hoje contamos com 15 ajudantes, a maioria é daqui. Ensino sobre construção civil e segurança no trabalho, pois eles precisam de qualificação. É gratificante passar minha experiência e ensinar uma profissão. Tem gente que eu treinei e que me acompanha em obras há anos”, disse.
EMPREGOS – O Banco de Empregos da Prefeitura está sendo responsável pelo processo de contratação dos profissionais envolvidos no projeto. A expectativa é de que sejam gerados cerca de 300 postos de trabalho a partir de setembro.
NEGÓCIOS – Empresários de Rio das Ostras também podem lucrar com a obra do Minha Casa Minha Vida. Em agosto, a Prefeitura reuniu empreendedores locais e a construtora licitada para as obras do Minha Casa Minha Vida, a fim de aproximar os interessados em vender materiais de construção para a obra.
INVESTIMENTOS – A Prefeitura de Rio das Ostras está investindo cerca de R$ 4,5 milhões em infraestrutura, com iluminação, água e saneamento básico para a instalação dos dois condomínios, com 240 apartamentos cada, com área de lazer. Próximo ao local, os moradores contarão com creche e unidade básica de saúde.
Segundo dados do IBGE, Rio das Ostras contava com cerca de 48 mil moradores em 2004. A estimativa do instituto é que o Município passe a ter mais de 125 mil moradores em 2014. Portanto, um crescimento de 190%, ou seja, mais de 80 mil moradores novos em 10 anos.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social