Maratona de histórias com entrada franca anima segunda edição do ‘Conta Tudo’
Estudantes da Rede Municipal de Rio das Ostras participam do evento que prossegue até quinta-feira, dia 2 de outubro
Contos populares, histórias de fadas, princesas e bruxas, ‘causos’ assustadores, releituras de músicas. O II Conta Tudo – Contadores de Histórias, aberto nesta terça-feira, 30, no Teatro Popular de Rio das Ostras, revela um mundo mágico, de muita imaginação, para estudantes e o público em geral.
O encontro prossegue nesta quarta, dia 1º, no Teatro, com maratona de contação de histórias aberta ao público e entrada franca. Na quinta, dia 2, serão realizadas atividades nas unidades de ensino da Rede Municipal.
Uma iniciativa da Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Leitura e Arte, o II Conta Tudo tem a participação de contadores de histórias profissionais e de estudantes. O prefeito Sabino esteve presente na abertura do evento, ao lado da secretária de Educação, Andrea Machado.
“A Educação de qualidade não se limita às salas de aula, mas também inclui eventos de arte e cultura como esse, pensado especialmente para as nossas crianças”, destacou a secretária.
Na opinião da contadora de histórias Graça Morenah, uma das convidadas do evento, o Conta Tudo já conquistou espaço entre os eventos do gênero. “Estou muito feliz em estar de volta, depois de participar da primeira edição e espero participar dos próximos”, afirmou.
Além de Graça Morenah, os contadores Marcia Lisboa, Karoline Oliveira, Juliana Ramos, que também está à frente do Departamento de Leitura e Arte, entre outros, narraram belas histórias na noite de abertura. O evento vai contar com a participação de outros profissionais, educadores e grupos teatrais das escolas.
PROGRAMAÇÃO – Nesta quarta-feira, 1º, a “Maratona da Contação de Histórias” prossegue no Teatro Popular em dois horários para os alunos do Ensino Fundamental e público infantojuvenil: das 8h às 10h e das 14h às 16h. A partir das 19h, o Teatro vai estar aberto para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o público adulto em geral.
Na quinta-feira, 2, as unidades de ensino promovem a “Parada das Histórias”, com foco na contação, organizada pelos dinamizadores de Leitura e professores. As atividades acontecem em três horários: das 8h às 9h30; das 14h às 15h30 e das 19h às 20h30.