OP Jovem promove debates nas escolas de Rio das Ostras
Alunos de 23 escolas públicas e particulares participarão das atividades do programa, a partir da próxima terça, 19
O Orçamento Participativo Jovem (OP Jovem) de Rio das Ostras promove, de agosto a outubro, uma série de encontros com estudantes de escolas públicas e particulares do Município. O objetivo da iniciativa é discutir políticas públicas para a juventude. A primeira plenária acontece nesta terça, 19, das 9h às 14h, na Escola Municipal Cidade Praiana.
De acordo com o coordenador do Orçamento Participativo, Heraldo Modesto, o projeto, gerido pela Secretaria Municipal de Planejamento, em parceria com a Secretaria de Educação, tem como principal objetivo promover a experiência da cidadania.
“Ouvir a juventude é muito importante. A escola abre este espaço e os jovens demonstram interesse. Nossa obrigação é apoiá-los para o exercício da cidadania. Informação, formação e inclusão é o nosso lema. Queremos que a juventude se aproprie e participe da construção das políticas públicas municipais”, destaca Modesto.
A metodologia do OP Jovem é voltada para a preparação dos estudantes das redes municipal, estadual e privada com alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. As dinâmicas serão realizadas em 23 escolas, tendo os representantes de turma como foco.
Além de debater temas ligados à cidadania, os alunos também têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a administração do orçamento publico de uma cidade no “Jogo do Orçamento”.
Os alunos apresentarão reivindicações de melhorias nas unidades de ensino públicas, que serão encaminhadas ao Conselho do Orçamento Participativo Jovem. O Conselho, formado por 27 alunos, é responsável por analisar, debater e encaminhar ofícios às devidas secretarias.
O OP Jovem voltou a atuar em 2013, após dois anos de atividades paralisadas, com uma nova proposta de discutir políticas públicas para juventude. Em março deste ano foi realizada Assembleia Geral, que elegeu o novo Conselho.
“Este ano o entrosamento é maior e temos uma parceria com as escolas e a confiança dos estudantes. Durante as atividades, vamos apresentar o resultado das reivindicações do ano passado”, explica Modesto.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social