Rio das Ostras sedia curso sobre hanseníase para médicos e enfermeiros
Nesta segunda, dia 4 de agosto, Rio das Ostras sediou o Curso de Ações de Controle de Hanseníase para profissionais de saúde da Baixada Litorânea. Foram qualificados médicos e enfermeiros das redes municipais da região, sendo 30 profissionais de Rio das Ostras.
Como explica a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase em Rio das Ostras, Karla Viana, o treinamento é um passo importante para a descentralização do atendimento. Atualmente, o Programa funciona no Centro de Saúde da Extensão do Bosque, com 11 pacientes em tratamento e acompanhamento dos familiares. A Secretaria de Saúde espera estender o serviço a outras unidades da Rede.
O treinamento foi ministrado pela médica dermatologista Maria Eugênia Gallo, da Gerência de Dermatologia Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde.
SINTOMA – A coordenadora do Programa explica que a doença é transmitida pelo contato próximo e prolongado com as pessoas que têm a doença. O período de incubação é de 2 a 5 anos, tempo em que o portador transmite a hanseníase, muitas vezes, sem saber que tem esse mal.
O principal sintoma da hanseníase é o aparecimento de manchas na pele, com perda de sensibilidade. Quem quiser obter mais informações sobre prevenção e tratamento da doença deve buscar o Centro de Saúde da Extensão do Bosque, na sala 206, ou pelo telefone 2771-4170.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo