CGU e Prefeitura capacitam moradores de Rio das Ostras a participar da gestão pública

Conselheiros Municipais e servidores participaram do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público

A Controladoria Geral da União – CGU, em parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras, promoveu, de 3 a 5 de junho, a capacitação de representantes da sociedade civil, pelo programa “Olho Vivo no Dinheiro Público”. Cerca de 100 pessoas participaram dos cursos, cuja finalidade foi estimular a participação popular na gestão de recursos públicos. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre ferramentas de controle social, como a Lei de Acesso à Informação e o Portal da Transparência, além de visitar unidades municipais de assistência social, educação e saúde.

Para o prefeito Sabino, a iniciativa se alinha à política da Administração de melhorar a gestão pública a partir da participação popular.
“A capacitação de representantes da sociedade civil faz parte de nossa estratégia de fortalecer os conselhos municipais e representações sociais, pois entendemos que isso contribui para garantir a eficiência e a transparência da gestão pública”, destacou Sabino.
O prefeito recebeu o chefe-adjunto da CGU/RJ, Valmir Gomes Dias, e a coordenadora do Núcleo de Ações de Prevenção do CGU/RJ, Carla Arêde, para fazer um balanço sobre as ações. Entre os assuntos tratados estavam os planos de modernização e melhoria dos sistemas de administração e do Portal da Transparência. Os representantes da CGU agradeceram a Prefeitura pela parceria e se comprometeram a apresentar uma relação de ações a fim de contribuir com as medidas de transparência no Município.
Participaram da reunião as secretárias de Bem-Estar Social, Rose Santos, de Educação, Andréa Machado, de Saúde, Ana Cristina Guerrieri, e o secretário interino de Planejamento, Vladimir Macedo.
Dalva Gracinda, conselheira Municipal da Saúde e do Bem-Estar Social, elogiou a capacitação e o esforço da administração em melhorar os serviços à população. “A iniciativa foi excelente. Todos estão contribuindo, pois é um grande serviço e vai ajudar muito Rio das Ostras”, disse.

Já a conselheira do Orçamento Participativo Jovem, Kívia Barbosa, de 14 anos, ficou satisfeita ao saber que diversas informações da Administração Pública estão disponíveis para toda a população. “É importante saber o que a Prefeitura faz com o nosso dinheiro. Muitas pessoas não sabem que temos acesso às informações. O mais interessante é que no site do Município há diversas informações sobre as contas com acesso livre para a população”, destaca.

OLHO VIVO NO DINHEIRO PÚBLICO – O programa existe há 10 anos, porém foi reformulado, acrescentando uma etapa prática, com a visita a instalações públicas para simulação de uma fiscalização da entidade. “Rio das Ostras é o primeiro município do Rio de Janeiro a receber o programa reformulado. Com a simulação, a sociedade tem a possibilidade de saber mais”, explicou Carla Aredes.

O programa Olho Vivo no Dinheiro Público é uma iniciativa da CGU para sensibilizar e orientar a sociedade civil organizada sobre a importância da transparência na administração pública, da responsabilização e do cumprimento dos dispositivos legais.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.