Rio das Ostras implanta programa para reduzir distorção entre idade e ano de escolaridade

Currículo diferenciado, equipe multidisciplinar e formação continuada para os professores são estratégias do programa

Depois de um ano de planejamento, pesquisas e estudos, incluindo visitas a outros municípios, a Secretaria de Educação de Rio das Ostras está implantando um novo programa para atender os alunos com idade superior à faixa etária correspondente a série cursada. O programa está beneficiando estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental que foram inseridos em classes que têm estratégias pedagógicas diferenciadas, permitindo acompanhar melhor o processo de aprendizagem. Para isso, as turmas contam com uma equipe multidisciplinar que reúne orientador educacional e pedagogo, entre outros profissionais.
O Programa de Correção de Fluxo, que está sendo desenvolvido pela equipe da Casa da Educação, tem como objetivo melhorar o aprendizado dos estudantes para reduzir progressivamente a distorção idade / ano de escolaridade. “No final do ano letivo, os alunos que estão nessas classes poderão avançar até duas séries. Estamos trabalhando o resgate da autoestima, estimulando para que participem mais”, explica Valéria Bragança, coordenadora do Departamento de Avaliação Educacional, ao qual está vinculado o programa.
Convidada a lecionar nas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Professora América Abdalla inseridas no programa, a professora de Matemática Ana Paula Cardoso acredita que vai alcançar bons resultados. “Nas aulas, desenvolvo atividades mais dinâmicas, trabalho com jogos, tudo isso para motivar a maior participação. Nesse primeiro momento, estamos fazendo um diagnóstico, vendo quais as dificuldades de cada aluno para, em seguida, atuarmos sobre cada uma delas”, explica.
A educadora Carolina Pimentel, que participa da equipe da Divisão de Correção de Fluxo, explica que o programa conta com três momentos: diagnóstico cognitivo e socioafetivo dos alunos; construção de um currículo diferenciado e elaboração e distribuição de cadernos pedagógicos. “Os professores dessas turmas têm todo apoio e suporte da nossa equipe e também vão contar com encontros de formação continuada”, reforça.

PROGRAMA – Implantado nas escolas Cidade Praiana, Fazenda da Praia e no Colégio Municipal Professora América Abdalla, o Programa de Correção de Fluxo atende a 225 alunos, distribuídos em nove turmas. Os alunos devem permanecer, preferencialmente, nessas classes até a conclusão do Ensino Fundamental. As três unidades de ensino foram escolhidas por apresentarem maior índice de distorção idade / ano de escolaridade.
Atualmente, 10% dos alunos da Rede Municipal apresentam essa distorção. O programa busca envolver familiares e responsáveis já que a Secretaria de Educação acredita que bom desenvolvimento dos alunos depende dessa parceria.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.