Caminhada contra o câncer de mama colore de rosa e branco Rio das Ostras

Ao lado de centenas de pessoas, prefeito Sabino participou do evento, que encerra com estilo o “Outubro Rosa”

Rio das Ostras apostou na mobilização da comunidade para chamar a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama. O resultado foi o sucesso da programação do “Outubro Rosa” na Cidade. Cerca de 500 mulheres passaram por consultas de saúde e exames de mamografia. Encerrando os eventos, uma caminhada nesta sexta, 25, com música, dança e muita animação, reuniu centenas de pessoas, entre homens e mulheres, vestidas de rosa e branco.
Ao lado da população e servidores, o prefeito Sabino falou da importância dessa mobilização. “Esse é um ato simbólico e mostra que a cidade se preocupa com a prevenção. Destaco a presença dos homens no movimento, que têm um papel relevante no apoio à saúde das mulheres”, disse Sabino, lembrando que no próximo mês, a cidade promove o “Novembro Azul”, movimento pela prevenção do câncer de próstata e promoção de saúde masculina.
Os participantes da caminhada saíram da Praça José Pereira Câmara em direção à Praça São Pedro. No caminho, contagiavam as pessoas nas ruas, cantando e levantando palavras de ordem pela prevenção e promoção da saúde. O grupo Doutores da Arte levou suas “palhaças”, que animavam o evento, ao lado dos servidores das secretarias de Saúde e Bem-Estar Social, incluindo a secretária Rose Santos.
Segundo a secretária de Saúde, Ana Cristina Guerrieri, o “Outubro Rosa” cumpriu o seu objetivo no Município. “Nosso balanço é muito positivo. Conseguimos que as mulheres realizassem as mamografias, e, em parceria com a secretaria de Bem-Estar Social, mobilizamos também as idosas”, avaliou a secretária, acrescentando que foram também realizados mais de 200 testes rápidos de identificação de HIV e sífilis durante a programação do mês.
Ela destaca, no entanto, que, passado o “Outubro Rosa”, as mulheres devem continuar atentas. “A prevenção deve acontecer durante o ano todo”, enfatiza a secretária.
O coordenador do Programa de Saúde da Mulher, Ricardo Mouta, e a diretora do Departamento de Programas de Saúde, Andréa Viana, destacaram a integração entre as secretarias municipais como relevante para o sucesso do evento neste ano. “O número de atendimentos no ‘Dia D’ foi três vezes maior que em 2012. As mulheres passaram por consultas com médicos enfermeiros”, contou Ricardo.
“Capacitamos nossos profissionais e conseguimos mobilizar no Dia D mulheres de diferentes locais da cidade. Algumas voltaram para agradecer o acolhimento. Mostramos a elas que a rede municipal tem os recursos necessários para ajudá-las”, completou Andréa.
Rosilda Mendes, de 72 anos, moradora de Nova Esperança vestiu a camisa do movimento. “A gente tem mesmo que se cuidar. Eu já agendei minha mamografia. E cuido para que as minhas filhas também fiquem atentas a essa doença”, disse.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.