Prefeitura prevê novas vagas para Programa Jovem Cidadão no próximo ano
Expectativa é oferecer mais apoio aos jovens que estão deixando o programa após completar 18 anos
Para construir uma cidade sustentável, com desenvolvimento econômico e uma população com consciência crítica, é preciso começar a mudança no presente. Pensando nisso, a Administração Municipal vem realizando uma política do diálogo com os jovens estudantes das escolas do município e representantes da sociedade civil organizada. Na manhã, desta terça, 22, o prefeito Sabino recebeu alunos participantes do Programa Jovem Cidadão e já anunciou o objetivo de abrir novas vagas para 2014.
Participaram do encontro a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, a coordenadora Eliara Fialho, e o presidente da Câmara dos Vereadores, Alzenir Pereira Mello. Dando continuidade a essa linha de trabalho, os jovens falaram sobre o que entendem como prioridade para a gestão pública. O prefeito anunciou que a Administração Pública vem trabalhando para publicar, ainda este ano, o edital oferecendo novas vagas para o Jovem Cidadão em 2014.
Sabino também sugeriu que o nome fosse alterado para programa Jovem Cidadão e Cidadã, como forma de valorizar também a presença da mulher no mercado de trabalho e como chefe de família.
“Fico feliz em ver que o programa vem ajudando a mudar a vida de muitos jovens da nossa cidade e vamos continuar trabalhando para que eles tenham mais oportunidades de se inserir no mercado de trabalho. Saber que jovens como os irmãos gêmeos Savio e Silvio, estão deixando o programa Jovem Cidadão, agora ao completar 18 anos, após dois anos, e passaram para o Jovem Aprendiz, na Petrobras, é mais uma vez constatar que estamos no caminho certo” destacou o Prefeito.
Aprimorando a iniciativa, o objetivo da Prefeitura é encaminhar esses jovens, que precisam deixar o Jovem Cidadão quando completam 18 anos, a outros programas municipais, como cursos de qualificação e projetos de inserção no mercado de trabalho.
Jovem Cidadão – O programa tem como objetivo ajudar o adolescente a compreender que é possível planejar e construir seu próprio futuro. Em média, a cada ano, são oferecidas 50 vagas, tendo como requisito ser estudante da rede pública. Os participantes recebem por mês uma bolsa de ajuda o equivalente a meio salário mínimo.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social