CRAS de Rocha Leão comemora um ano tendo a união como marca

O Centro de Referência da Assistência Social – Cras de Rocha Leão, em Rio das Ostras, comemorou um ano de atividades com uma grande festa para a comunidade, no último dia 10.

O Centro atende hoje a cerca de 400 pessoas, oferecendo atendimento de assistência social, psicologia, cadastramento do Bolsa Família, além de projetos educativos, artísticos e voltados para a cidadania. A união entre poder público e comunidade é uma marca do trabalho da unidade.
No evento, a secretária de Bem-Estar Social, Rose dos Santos, agradeceu o empenho dos servidores e lembrou que Rocha Leão é uma localidade que guarda suas tradições.
“Nosso trabalho respeita as características de Rocha Leão, uma das localidades mais antigas do Município. É uma comunidade muito unida. Vamos bater na porta das pessoas e convidá-las para as atividades. O trabalho da assistência é bem próximo dos moradores”, explica a secretária Rose.
PROJETOS – Rocha Leão já contava com uma unidade do Bem-Estar Social, porém há um ano foi implementado um Centro de Referência da Assistência Social na localidade. Entre os projetos promovidos está a Brinquedoteca, que oferece a crianças e adolescentes – de 4 a 17 anos – aulas de balé, dança de rua e teatro. Este ano, a Prefeitura criou o Coral Aquarela, pelo qual as crianças soltam a voz em canções do repertório brasileiro.
Na unidade também se realiza o projeto Fazendo Arte, que oferece atividades artesanais às mulheres de Rocha Leão. Também se realizam no local atividades do Feliz Idade, voltadas para os idosos, e cursos de informática. O Cras ainda oferece aulas de reforço escolar.
A atual gestão implantou curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ensinando a produção de doces e compotas, como forma de reforçar a renda das famílias.
Zilmeia Dias, de 33 anos, nasceu em Rocha Leão e se diz feliz pelas filhas adolescentes poderem hoje ter acesso a atividades que ela não teve em sua infância. “Aqui no Cras elas fazem aula de balé e participam do Coral. Isso é muito bom porque ocupa o tempo delas. Elas não ficam na rua, ficam aqui aprendendo coisas boas”, opina.
A mesma opinião tem Ana Maria Almeida, que vive há 12 anos no local. Minhas filhas têm aulas de balé, hip hop, além de aula de reforço escolar. “Pra mim é muito bom. E o pessoal do Cras também me avisa sempre que tem alguma coisa nova, um curso…”
FESTA – Moradores e servidores do Cras celebraram o aniversário da unidade com festa e belas apresentações das crianças e jovens dos projetos de dança de rua e do Coral Aquarela. A secretária de Bem-Estar Social, Rose dos Santos, e o subsecretário, Rosenildo Viana, estavam presentes, além de servidores do Cras Rocha Leão e de outras unidades da Secretaria.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.