Prefeitura de Rio das Ostras inaugura Centro Especializado de Assistência Social

Pessoas que têm seus direitos violados no âmbito familiar, incluindo moradores de rua, são atendidas no Creas, que funciona das 8h às 20h

Um espaço para atuar na proteção e reintegração social de pessoas que tiveram os seus direitos violados no âmbito familiar. Essa é a proposta do Centro Especializado de Assistência Social (Creas) que a Prefeitura de Rio das Ostras inaugurou nesta sexta-feira, dia 2 de agosto. O prefeito Sabino participou da solenidade, que contou também com a presença do vice-prefeito Gelson Apicelo, do presidente da Câmara Municipal, vereador Alzenir Pereira Mello, da secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, e da delegada da 128ª DP, Carla Tavares, entre outras autoridades. Pessoas assistidas pelo Creas e outros projetos sociais, além de representantes de organizações não governamentais, também compareceram à inauguração.
“Temos obrigação de atender àqueles que estão em situação de risco social. Será que não vamos nos preocupar com os que estão morrendo de frio nas ruas? Precisamos acolher essas pessoas porque o álcool e as drogas estão cada vez mais próximos delas. E não devemos tratar esses nossos irmãos e irmãs como culpados porque, na verdade, são vítimas. O acolhimento e o amor é que vão tocar o coração de todos que vivem a exclusão. Nosso objetivo é aproximar cada vez mais o governo dos moradores da cidade. Queremos fazer valer os versos do nosso hino que dizem que Rio das Ostras é a cidade-mãe de quem nasce ou de quem vem para ela. Nosso objetivo é que todos se sintam acolhidos e protegidos aqui”, afirmou o prefeito Sabino.
A secretária de Bem-Estar Social afirmou que um dos desafios da atual administração foi a construção da sede do Creas, que funcionava em duas salas, limitando o atendimento. “Esse centro vai estar aberto das 8 às 20 horas, com refeitório e banheiro para atender os que estão em situação de rua. Aqui essas pessoas terão o seu endereço de referência, podendo ser beneficiadas pelos programas de transferência de renda. Temos a missão de oferecer um tratamento especial para os que sofrem violação de seus direitos”, garantiu Rose Santos, que elogiou a dedicação e competência de toda a equipe do Creas, coordenado pela assistente social Giselly Leão.

FAMÍLIAS ASSISTIDAS – Atualmente, os serviços do Creas beneficiam 150 famílias. A equipe conta com 16 pessoas, incluindo um advogado, para prestar orientação jurídica, assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e agentes administrativos. No local também vão funcionar oficinas de artesanato e socioeducativas. Entre os atendidos estão vítimas de violências física, sexual, psicológica e negligência, além dos que são afastados do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção e quem enfrenta situação de rua, discriminação em decorrência da orientação sexual ou raça.
Uma das famílias que foi assistida pelo Centro Especializado é a da diarista Andrea Pinto de Assis. O seu filho, atualmente com 18 anos, foi encaminhado para o Centro quando cumpria medida socioeducativa. “Eu antes andava com a cabeça baixa, envergonhada com toda essa situação. Agora ando de cabeça erguida porque o meu filho hoje é outra pessoa, graças ao apoio que recebi aqui. O Creas abraçou toda a nossa família e ajudou na transformação do meu filho. Ele está concluindo o Ensino Médio e o curso técnico de Petróleo e Gás e já foi selecionado para trabalhar como aprendiz em uma grande empresa”, conta orgulhosa.
Os assistidos pelo Creas são encaminhados pelo Ministério Público, Judiciário, Delegacia de Polícia, Disque 100 (que atende a denúncia de abusos e maus-tratos), Conselho Tutelar, Políticas Públicas Intersetoriais ou chegam por meio de denúncias feitas no Centro e ainda demanda espontânea. O endereço é Rua Araguaia, 150, Balneário Remanso e o telefone para informações, 2771-6409.

ATENDIMENTO NAS RUAS – Na noite de quinta-feira, dia 1º, a secretária de Bem-Estar e um grupo de profissionais do Creas levaram pratos de sopa e cobertores para os moradores de rua. A abordagem desses indivíduos é um dos serviços oferecidos pelo Centro, que pretende favorecer o resgate da cidadania, possibilitando o acesso a direitos socioassistenciais e a rede de proteção social. “Essas pessoas foram chamadas a participar da inauguração do espaço, que é delas, e fiquei muito emocionada em ver que algumas aceitaram o convite”, declarou Rose durante a solenidade.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.