Feira de ciências da UFF recebe mais de 3 mil visitantes em Rio das Ostras

Mais de três mil pessoas visitaram a Casa da Descoberta, uma feira itinerante com experimentos de física do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), entre os dias 13 e 15 de dezembro.
A feira, que aconteceu no Pólo Universitário da UFF de Rio das Ostras (PURO), contou com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Rio das Ostras e foi direcionada a alunos da rede municipal de educação.

Durante o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer cerca de 15 experimentos científicos desenvolvidos por alunos e professores do Instituto de Física da UFF. Entre eles estava a cama de prego, a mala maluca e o gerador eletrostático, um dos experimentos preferidos pelos adolescentes. “Gostei muito, são experimentos bem elaborados e nos mostram na prática o que aprendemos na teoria”, comentou Rodrigo Bastos, aluno da 8ª série do Ciep Municipalizado Mestre Marçal. Já a estudante Luana Alves, também aluna do Mestre Marçal, acredita que esse tipo de atividade pode mudar o pensamento negativo que muitas pessoas têm sobre a física. “Antes achava tudo isso muito chato, mas a partir de hoje aprendi que a química e a física podem ser muito interessantes”, opinou a estudante.

Segundo o professor de física da UFF, Carlos Massone, a proposta do projeto é exatamente esta: desmistificar a ciência e a tecnologia, mostrando às pessoas que esses são temas interessantes e divertidos. “A idéia do projeto é colocar esses conceitos ao alcance de todos, principalmente dos jovens de cidades do interior, que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de coisa”, comentou o professor.

Para o próximo ano, de acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Rio das Ostras, Cláudia Corrêa, eles pretendem ampliar a proposta, principalmente à comunidade. “Queremos que mais pessoas tenham acesso a esse tipo de atividade e conheçam na prática o que aprendem na teoria nas salas de aula”, concluiu a pedagoga.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.