Rio das Ostras aposta na educação para reduzir acidentes com motos e bicicletas

Campanha “ Pilotando Legal” acontece neste sábado, 29, a partir das 9h, na Praça José Pereira Câmara, reunindo Guarda Municipal e integrantes do Motoclube Jaguar do Asfalto

No próximo sábado, 29 de junho, Rio das Ostras promove a campanha “ Pilotando Legal”. O evento, que acontece na Praça José Pereira Câmara, no Centro, tem como proposta chamar a atenção para o alto índice de acidentes com motos e bicicletas que vem ocorrendo no País. A programação inclui uma simulação de acidente envolvendo um motociclista, mostrando suas consequências. A iniciativa é do Motoclube Jaguar do Asfalto, com apoio da Prefeitura.

Um dos objetivos é estimular os motociclistas a usar os equipamentos de seguranças e  respeitar as leis de trânsito para mudar esse quadro negativo de acidentes. Só nestes cinco primeiros meses, a Guarda Municipal de Rio das Ostras registrou 159 acidentes envolvendo motociclistas e ciclistas, números que assustam os órgãos públicos. No ano passado foram 114 acidentes.

A campanha quer mostrar a importância do respeito às normas de segurança como utilizar o capacete afivelado e com a viseira fechada, pilotar com calçado fechado, ultrapassar os veículos de forma só quando permitido, não levar crianças na garupa. A iniciativa também chama a atenção para o perigo para os motociclistas das linhas de pipas com cerol.

 Durante o evento, a Guarda Municipal estará distribuindo panfletos com dicas de pilotagem, sob a ótica da lei federal de trânsito. A programação inclui ainda a abordagem e orientação aos motociclistas e ciclistas pelos membros do Motoclube Jaguar e da Guarda Municipal. Haverá também a presença de ambulância da Secretaria de Saúde.

O presidente do Motoclube Jaguar, Fernando Martins, explica que vem fazendo esse trabalho de conscientização desde 2004, e que se preocupa com o número crescente de acidentes desde então. “Atualmente, no município existem cerca de 2.400 motocicletas. Quase 160 acidentes registrados só nesses últimos meses é um numero alto”, destacou Fernando.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.