Projeto Saúde do Pescador beneficia dezenas de profissionais de Rio das Ostras

O atendimento, em horário diferenciado das 16h às 20h, acontece no Posto de Saúde da Boca da Barra

A Prefeitura de Rio das Ostras lançou na segunda-feira, dia 24, o Projeto Saúde do Pescador. A solenidade, que aconteceu na Boca da Barra, foi marcada pela presença do prefeito Sabino, do Presidente da Câmara Municipal, Alzenir Pereira Mello, do representante da Fiperj – Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, Willian dos Santos e do Subsecretário de Desenvolvimento, Agricultura e Pesca do Estado, Marcos Botelho, além de diversos secretários municipais, dezenas de pescadores e moradores da localidade.

O projeto, que leva atendimento de saúde direcionado aos trabalhadores da pesca, é promovido pela Secretaria de Saúde, com apoio da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca. Os pescadores receberam um kit contendo materiais de primeiros socorros e protetor solar. Segundo um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, boa parte dos pescadores não procurava atendimento por conta dos horários dos postos. Agora, pelo projeto, a unidade de Boca da Barra passa a oferecer atendimento em turno diferenciado, de 16h às 20h, adequado à realidade da atividade.
O prefeito Sabino lembrou que atualmente cerca de 100 mil pessoas vivem direta ou indiretamente da peca no Estado do Rio de Janeiro. “Essa iniciativa pioneira pode se transformar em um projeto Nacional, uma vez que estamos aguardando a visita do Ministro da Pesca, Marcelo Crivella. Ele virá ao município para conhecer o que estamos desenvolvendo aqui e, quem sabe, expandir essa ideia para todo o Brasil”, comentou o prefeito.

Jamil Inácio da Silva, no ramo há mais de 30 anos, avaliou como positiva a iniciativa da Prefeitura em criar um Programa que atenda o pescador. “É muito bom saber que nós pescadores não estamos esquecidos”, disse. Na mesma sintonia está o presidente da colônia Z-22, Abraão Ney de Souza reforçando que a ação da Prefeitura é positiva. “A medicina preventiva é importante para nós”, disse.
Para a secretária de Saúde do Município, Ana Cristina Guerrieri, a implantação do projeto é uma vitória tanto para o pescador quanto para sua família. “Esses profissionais são, na maioria das vezes, os provedores de suas famílias, portanto, alegam não ter tempo para cuidar da saúde. Mas agora, com os horários diferenciados da unidade de saúde e com a entrega dos kits, eles poderão ser acompanhados de perto”, enfatizou a doutora Ana Cristina.

DIA DO PESCADOR – O lançamento do projeto acontece na semana em que se comemora o Dia do Pescador, 29 de junho. Nessa semana ainda está prevista uma roda de conversa entre servidores do Departamento de Saúde do Trabalhador e os pescadores sobre cuidados de saúde e segurança do pescador em seu ofício. Durante a solenidade de lançamento do projeto, o prefeito Sabino também destacou a importância do entreposto pesqueiro para o município, que será entregue e deverá ser administrado pelos próprios pescadores, por meio de uma cooperativa.

VIGILÂNCIA – Até a sexta-feira, 28, as equipes da Vigilância em Saúde vão percorrer as peixarias e fábricas de gelo, em uma ação educativa para informar os proprietários e profissionais desses locais sobre condições sanitárias adequadas de armazenamento e manuseio do pescado, e sobre a saúde e segurança dos trabalhadores desse setor.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.