Audax 600 fecha as etapas do Circuito 2013 em Rio das Ostras
Dos 21 ciclistas inscritos para a última etapa classificatória de 600km para os tradicionais circuitos internacionais Londres-Edimburgo-Londres (de 1400 km) e Madri-Gijón-Madri (1200 Km), apenas 13 conseguiram completar o percurso que rodou por sete municípios da região.
A prova, que começou na sexta-feira, dia 21, em Rio das Ostras, passou por Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos, São João da Barra e Conceição de Macabu.
Por conta de uma frente fria, o percurso contou com uma dificuldade extra para os competidores que foi o vento contra, tanto na ida, quanto na volta da prova. “Este ano mudamos o trajeto, inaugurando uma rota para a região norte do estado. Tudo muito bem organizado, mas para azar dos participantes a frente fria que se instalou na região, fez com que eles tivessem que pedalar com o vento contrário nos dois sentidos e isso elevou o grau de dificuldade da etapa. Todos que participaram são guerreiros e estão classificados para a prova internacional”, esclareceu Thiago Gomes, organizador do evento e membro da Pedal 2.
Fernando Cesar Veríssimo, de Macaé, foi o sexto a chegar e completou a prova em aproximadamente 39 horas. “Posso dizer que superei os meus limites com esta prova. O tempo poderia ser menor porque minha bicicleta tem pneus de mountain bike. Se eu tivesse com pneus de speed, com certeza faria em um tempo menor”, disse Fernando que elogiou a organização da prova. “Essa é a segunda vez que participo das etapas de Rio das Ostras e notei que a estrutura e a organização estão melhores”, completou.
O ciclista Valtenir Carlos dos Santos, do Rio de Janeiro, foi o sétimo ciclista a completar e assim que chegou exclamou que a sensação era de dever cumprido. “Depois de percorrer 600km pedalando posso dizer que lavei a alma. No ano passado, quebrei o dedo por causa de um quebra-mola a noite e fui obrigado a abandonar a prova. Dessa vez, consegui completar. Rio das Ostras está de parabéns pela organização e por querer transformar o município em uma cidade bike”, declarou.
Os dois participantes treinaram diariamente para vencer esta etapa. “Faço parte de um grupo que pedala de mountain bike toda terça-feira a noite. Além disso, ando de bicicleta todos os dias porque, para mim, é o melhor meio para se locomover, principalmente em deslocamentos dentro da cidade”, contou Fernando.
Já Valtenir garantiu que treina todos os dias. “Vou e volto para o trabalho todos os dias de bike e, além disso, faço treinamentos constantes subindo as Paineiras, o Sumaré e o Cristo Redentor. Não vivo sem a bicicleta”, explicou.
AUDAX – O Audax é um evento ciclístico internacional não competitivo que atrai ciclistas de todo o País e tem como principal objetivo a superação dos limites em provas de longa distância. É uma realização das secretarias de Esporte e Lazer e de Turismo, com a organização da Pedal 2, apoio do grupo BikeRO e do Rio das Ostras Convention Bureau, com a supervisão da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecierj.
CIDADE BIKE – As provas do Audax Rio fizeram parte do projeto Rio das Ostras Cidade Bike, da Prefeitura. O objetivo é estimular o ciclismo como prática esportiva, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de promover a sustentabilidade e a mobilidade urbana. Além disso, o Audax promove a imagem da cidade e movimenta o setor de turismo. O projeto visa também incluir Rio das Ostras como zona de aclimatação olímpica para delegações estrangeiras para as Olímpiadas do Rio 2016.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo