Prefeitura realiza grande compra de remédios e garante abastecimento da rede
A administração pública comprou cerca de 660 itens com mais de 50% de economia, graças à modalidade de Pregão
A Prefeitura de Rio das Ostras realizou, dia 13 de dezembro, um dos maiores investimentos em remédios ocorridos no município, para garantir o abastecimento da rede de Saúde por pelo menos um ano.
Foram comprados cerca de 660 itens em medicamentos e, graças à modalidade de Pregão, o município fez uma economia de 50% do valor estimado. Segundo o Prefeito Carlos Augusto, essa iniciativa comprova o compromisso da Prefeitura com a oferta permanente de remédios na rede municipal e transparência nas compras públicas.
Foram adquiridos remédios para vários tipos de tratamento, incluindo medicamentos modernos, como antibióticos de quarta geração. São remédios para doenças cardíacas, como atendimento a infartos, de doenças pulmonares, diabetes, entre outros. O objetivo da Secretaria de Saúde é oferecer a melhor qualidade de atendimento de Saúde no município, priorizando o cuidado com o cidadão, o atendimento humanizado, ágil e eficiente.
Transparência e economia
A previsão de custo dos medicamentos era de mais de oito milhões de reais. Por conta da concorrência aberta proporcionada pela modalidade de Pregão, o investimento foi reduzido para quatro milhões, proporcionando uma expressiva economia ao município.
O sistema de compra por Pregão, instituído pela Prefeitura em Rio das Ostras em maio deste ano, foi importante para garantir a agilidade necessária à aquisição de bens e serviços. Essa modalidade prevê a disputa das empresas por meio de propostas e lances em seção pública. Trata-se de um processo transparente, onde é escolhido o menor preço, de forma aberta, diante de todas as empresas participantes.
O pregão de medicamentos foi realizado sem nenhum problema ou recurso dos participantes. Ao contrário, as empresas destacaram a transparência da licitação e elogiaram o trabalho da Prefeitura de Rio das Ostras.
FONTE: SECOM – PMRO.