Música brasileira marca intercâmbio entre banda americana e alunos de música

Muita bossa nova e chorinho marcaram o intercâmbio entre os alunos e professores do curso de Música da Fundação Rio das Ostras de Cultura e os integrantes da banda universitária BYU Synthesis, dos Estados Unidos.

O encontro aconteceu nesta sexta-feira, dia 31, no Centro de Formação Artística. O intercâmbio é um dos eventos paralelos que integraram a programação da 11ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. 

“Este momento é uma celebração da música brasileira. Vamos apresentar composições do País de vocês com a nossa interpretação, nossa forma de tocar que, certamente, é diferente”, afirmou o maestro norte-americano Ray Smitth ao introduzir a apresentação da big band da Brigham Young University, de Utah. Logo em seguida, o grupo interpretou a composição “Wave”, de Tom Jobim.
Os instrumentistas norte-americanos foram recebidos por clássicos do chorinho, tocados pelo grupo Na Onda do Choro, formado por professores e alunos do curso de música de Rio das Ostras. No início da apresentação, os integrantes do grupo lembraram que o chorinho é um ritmo brasileiro, genuinamente carioca e urbano. Entre as composições interpretadas, o maxixe “Brejeiro” (Ernesto Nazareth), “Descendo a Serra” (Pixinguinha) e “Gaúcho” (Chiquinha Gonzaga).
“O intercâmbio com músicos de outras nacionalidades, que têm ritmos e influências diferentes dos nossos, é uma excelente oportunidade de troca e aprendizado para os nossos alunos”, afirmou João Machado Evangelho, coordenador geral do Centro de Formação Artística. Segundo ele, a apresentação da BYU na Praça José Pereira Câmara, no Centro, na quarta-feira, dia 29, durante a abertura do Festival de Jazz & Blues, atendeu a um dos objetivos da Fundação de Cultura, que é a formação de plateia.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.