Secretaria de Educação promove I Encontro dos Alunos Surdos
Com a ajuda de dois intérpretes de Libras – Língua Brasileira de Sinais, os surdos e os ouvintes (pais, educadores e alunos do Curso de Formação de Professores) puderam trocar experiências e emoções. O encontro foi dinamizado pelo professor Marcus Vinicius Freitas Pinheiro, consultor do Ministério da Educação em Libras, que desde o segundo semestre de 2006 leciona em Rio das Ostras. “Este encontro é muito importante para os alunos surdos e esperamos que agora aconteçam com mais freqüência”, disse Marcus Vinicius, que ficou surdo aos 7 anos.
O ator e assistente de Educação do Ines, Valdo Ribeiro da Nóbrega, com a ajuda do intérprete, contou que atuar no teatro não é difícil para uma pessoa surda como ele, acostumada a se comunicar por sinais e pela expressão facial. Segundo Valdo, o mais difícil é promover a interação entre surdos e ouvintes, vencendo preconceitos. Já o instrutor de Libras Heveraldo Alves Ferreira, também do Ines, explicou que para as crianças e adolescentes com deficiência auditiva é muito importante conhecer adultos surdos realizados profissionalmente. “Assim elas vislumbram onde poderão chegar”, explicou.
De acordo com a coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Rio das Ostras, Eni Faria da Silva, a participação dos pais na adaptação dos alunos surdos é fundamental. “São eles que incentivam a participação dos filhos nas aulas com os professores especialistas em Libras, indispensáveis na integração com a comunidade surda”, disse. A Rede Municipal de Ensino conta hoje com cerca de 24 alunos com deficiência auditiva.