Secretaria de Saúde de Rio das Ostras realiza palestra sobre Hanseníase

Levar informação é uma das formas encontras pela equipe do Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase para reduzir a doença

Informar e conscientizar são uma das principais ferramentas que a equipe do Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase encontrou para combater o índice da hanseníase no município. Atualmente, existem 14 pessoas em tratamento. Muitas delas vieram de outros estados do país. A informação é da coordenadora do Programa, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, Ivani Olive.
Nesta quinta-feira, dia 25, às 15h, a técnica em enfermagem, Ivani Olive vai estar no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/Norte, situado à rua Resende, entre as ruas Nova Friburgo e Macaé, no Jardim Mariléa, falando sobre a doença para cerca de 50 pessoas. Ela destacou que a hanseníase tem cura e que o tratamento pode levar de seis meses a dois anos, de acordo com a fase que é detectada a doença. “ Só este ano, a equipe já realizou 12 palestras educativas no CRAS Norte, onde estiveram presente cerca de 200 pessoas.
Ivani Olive disse ainda que todos os postos da rede municipal de saúde estão preparados para identificar os primeiros sintomas da doença e uma vez identificados, os possíveis pacientes são encaminhados para o Centro de Referência, que funciona na Extensão do Bosque, onde lá eles passam pela equipe médica e realizam os exames necessários. “Os médicos são credenciados pelo Ministério da Saúde e o tratamento que o paciente recebe aqui, recebe em qualquer parte do país, já que á padronizado”, comentou. A próxima palestra no CRAS Norte vai acontecer no dia 31 às 15h.
“A percepção do possível paciente é muito importante para combater à doença, por meio de autoexame, onde ele pode perceber uma mancha na pele e a falta de sensibilidade”, concluiu.
SINTOMAS- A hanseníase se manifesta principalmente acometendo a pele e os nervos. A lesão típica é uma mancha hipopigmentada (mais clara que a pele) associada à perda de sensibilidade no local. A hanseníase é classificada de acordo com a resposta do nosso organismo à presença do bacilo. No início a dormência é restrita a lesão, mas se não tratada pode destruir nervos levando a perda completa da sensibilidade e paralisia nos membros e face.

TRATAMENTO – A distribuição de remédios é gratuita e, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, em face do estigma que esta doença tem, não é necessário o isolamento do paciente. Aliás, a presença de amigos e familiares é fundamental para sua cura.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.