Rio das Ostras entra no clima da Rio +20
Questões ambientais e oficinas com foco na sustentabilidade fazem parte da programação do município
A cidade do Rio de Janeiro está sediando a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, e Rio das Ostras está a todo vapor no clima do evento. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca está realizando, em âmbito local, palestras e oficinas direcionadas aos servidores públicos que atuam na área ambiental. O objetivo é nivelar o conhecimento entre os técnicos, a fim de proporcionar mais qualidade à atuação dos funcionários, além de imbuí-los na temática mundial para que participem da Conferência na próxima semana.
Nesses dias de atividades, cerca de 50 funcionários da Secretaria de Meio Ambiente estão se reunindo no Parque dos Pássaros para uma espécie de imersão sobre a Rio+20. Eles estão tendo a oportunidade de ouvir palestras técnicas, debater e participar oficinas de confecção de sabão, de reaproveitamento de alimentos e de lixo.
Para o supervisor de Serviços Públicos, Juanei de Oliveira, a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente em reunir os funcionários para estudar e debater questões ligadas à sustentabilidade e preservação ambiental agrega valor ao dia-a-dia de trabalho. “É muito importante estarmos sintonizados em nosso universo para que possamos atuar como multiplicadores em prol do meio ambiente”, destacou Oliveira.
O secretário de Meio Ambiente de Rio das Ostras, Ivan Noé Freitas, explicou que a ideia de aproveitar a Rio +20 para promover dinâmicas com foco na sustentabilidade tem como finalidade aprimorar a qualidade no serviço público. “Queremos cada vez mais motivar os servidores na elaboração e participação de políticas públicas ambientais de excelência”.
Em maio, a prefeitura de Rio das Ostras, em parceria com a Universidade Federal Fluminense, promoveu um fórum de discussão sobre alguns eixos temáticos da Rio + 20.
RIO +20 – Desde terça-feira, 13, milhares de pessoas de todo o mundo estão participando da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável na capital do Estado. O encontro visa renovar o engajamento da população e dos líderes mundiais no desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio 92. “Economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável são alguns dos temas da Rio +20.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo