Guardas municipais aprendem Língua Brasileira de Sinais
Uma turma de 30 guardas municipais da Secretaria de Guarda e Trânsito da Prefeitura de Rio das Ostras iniciou na segunda-feira, dia 7, um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
O curso é um projeto da Casa da Educação, da Secretaria de Educação de Rio das Ostras, em parceria com a Secretaria de Guarda e Trânsito. Durante o curso, os guardas aprenderão como se comunicar melhor com os surdos, facilitando o entendimento, utilizando a Libras. O curso básico tem e duração de cinco meses e as aulas são predominantemente práticas.
As aulas são ministradas pelo especialista Marcus Vinicius Freitas Pinheiro, professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos, coordenador do Programa de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Rio das Ostras e consultor do Ministério da Educação em Libras.
A Libras possui uma estrutura e gramática próprias, diferentes da Língua Portuguesa. No Brasil, tem algumas variações de acordo com a região do país, assim como acontece com o Português. “A Libras do estado do Rio de Janeiro é a que predomina no país. É a mais forte, mais influente no Brasil”, explica o professor, acrescentando que os sinais utilizados pelos surdos não são universais, já que cada país adota sinais próprios de acordo com a cultura local.
O objetivo do curso é qualificar os guardas municipais que atuam no trânsito para se comunicarem melhor com motoristas e pedestres que tenham deficiência auditiva. Para o secretário de Guarda e Trânsito, Coronel Sérgio Alves Pinto, o curso é muito importante para a qualificação dos guardas municipais. “A Guarda Municipal, assim como a Secretaria de Educação, está empenhada em promover a inclusão social, facilitando o trabalho dos guardas municipais no contato com todos os tipos de pessoas”, destacou o Coronel.
QUALIFICAÇÂO – Também visando a qualificação dos 428 guardas municipais de Rio das Ostras, a Secretaria de Guarda e Trânsito está promovendo reuniões com todas as equipes da corporação. Casa reunião é voltada para um setor específico e, durante o encontro, os guardas recebem orientações voltadas para a área em que atuam.