Rio das Ostras conta com apoio das comunidades escolares para evitar epidemia de dengue
Envolvimento de toda a população é fundamental combater a proliferação do mosquito
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras continua intensificando as ações para evitar o aumento do número de casos de dengue no verão. A equipe de Educação em Saúde do Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental está realizando palestras e montando tendas educativas em todas as escolas da Rede Pública. O objetivo é envolver a comunidade escolar no combate à dengue, tornado-a multiplicadora nas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Esta semana, as escolas municipais de Cidade Praiana, Âncora, Jardim Atlântico, Reduto da Paz e Jardim Mariléa serão visitadas por técnicos.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Andréia Bellei, a ideia é também divulgar a campanha do Governo do Estado “10 minutos Contra a Dengue”, que visa estimular as pessoas a investir 10 minutos de um dia da semana para vistoriar e eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas, já que é de sete a 10 dias o período que o Aedes precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para mosquito adulto. O ambiente doméstico concentra pelo menos 86% dos focos, de acordo com dados oficiais.
Em Rio das Ostras, as ações de controle e combate ao mosquito da dengue nunca param. Diariamente, guardas sanitários realizam visitas a residências no município para inspecionar os imóveis e orientar os moradores sobre a importância de todos atuarem juntos para evitar novos casos.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo