Rua Limpa, Cidade Limpa mobiliza o Âncora com conscientização ambiental
Projeto da Prefeitura de Rio das Ostras realiza o plantio de 600 mudas na localidade
Vinte toneladas de lixo foram recolhidas durante os dias 16 e 17 de setembro, no Projeto Rua Limpa, Cidade Limpa, no Âncora, em Rio das Ostras. O material era recebido nos ecopontos, instalados na Avenida das Flores. Os moradores que contribuíram, receberam um cupom para concorrer a um sorteio de um DVD. “É importante destacar a atuação das escolas e o comprometimento de toda a comunidade. Só assim, pudemos chegar a um número tão significativo”, diz o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max Almeida.
A animação do evento ficou por conta da segunda edição da gincana ecológica, com atividades artísticas e educativas voltadas para a causa ambiental. Participaram da disputa as escolas municipais Inayá Moraes D’Couto, Padre José Dílson e Fazendas Reunidas Atlântica. Nessa edição, o Rua Limpa, Cidade Limpa estava unido com o início das comemorações da Semana da Árvore. Uma das tarefas desempenhadas pelos estudantes foi o auxílio no plantio de 600 mudas na Avenida das Dálias.
O técnico em Manutenção Predial, Jorge Borgs, acompanhou o filho Mateus na atividade . “Acho importante incentivar meu filho a participar dessas ações. Além do mais, quero sentir que contribuí para o meu bairro ficar mais bonito”, declarou.
A instituição vencedora da gincana foi a Escola Municipal Fazendas Reunidas Atlântica. O aluno Tales Belinato, de 14 anos, destacou a união dos estudantes como o principal fator que levou à vitória. “A escola toda participou. Acho importante discutir temas tão relevantes como preservação da natureza e limpeza das ruas da cidade”, afirma.
A estudante Júlia Pereira, de 11 anos, da Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto, não levou o troféu, mas destacou os conhecimentos adquiridos. “Hoje percebi a importância de pequenos atos, como por exemplo, não jogar papel no chão ou colocar o lixo somente nos dias de coleta. Fazendo isso, estamos contribuindo para uma cidade mais limpa e bonita”, acredita.
Além do Troféu, a Escola Municipal Fazendas Reunidas Atlântica garantiu o direito de participar da grande gincana de dezembro, envolvendo os campeões das etapas mensais “Os vencedores vão ganhar um passeio ao Sítio Miguel Jeovani, em Araruama”, conta Max Almeida.
Paralelamente à gincana, alunos, professores e técnicos da Prefeitura realizaram a visitação de casas, orientando sobre reciclagem e coleta de lixo.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo