Parque dos Pássaros se consolida como referência em Educação Ambiental
Confirmando-se como referência em Educação Ambiental, o Parque dos Pássaros mantém uma agenda contínua de eventos educativos em parceria com organizações dos mais diversos setores e com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Rio das Ostras. O Parque recebeu, neste mês, jovens de programas sociais do município de Conceição de Macabu, e, em agosto, sediará evento da ONG WWF-Brasil e do MRA-4 (Macrorregião Ambiental da Bacia da Região dos Lagos, do Rio São João e Zona Costeira Adjacente).
Durante o evento do Programa de Educação Ambiental da Associação Mico-Leão Dourado, o veterinário da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio das Ostras, Carlos Rogério Lopes, vai ministrar palestras sobre a “Avefauna da Mata Atlântica – as interações ecológicas e suas principais ameaças”, e também sobre a “Avefauna do Viveiro Conservacionista do Parque dos Pássaros – seus objetivos e as espécies que habitam”.
Os professores de Silva Jardim farão também visita técnica à trilha ecológica do Parque, onde poderão observar a importância da preservação da mata de restinga e mata atlântica para a fauna local. Eles conhecerão de perto as aves do viveiro do Parque dos Pássaros, que abriga réplicas de vários ecossistemas de Mata Atlântica, reproduzindo o habitat das diversas espécies. O objetivo da oficina é tornar os educadores multiplicadores, em sala de aula, do ideal de preservação da Mata Atlântica e de outros ecossistemas, para sobrevivência da fauna de cada região.
A Associação Mico-Leão Dourado tem como objetivo o manejo sustentável da paisagem, visando a conservação do habitat do Mico-Leão Dourado e vem, desde 1999, realizando oficinas de formação contínua de professores de educação ambiental, inserindo o tema Mata Atlântica durante as aulas.
Visita de jovens de Conceição de Macabu – o Parque dos Pássaros de Rio das Ostras recebeu, dias 18 e 19 de julho, a visita de jovens, participantes de projetos sociais da Prefeitura de Conceição de Macabu. Foram 200 crianças e adolescentes, entre 7 e 18 anos, inseridos em programas sociais desenvolvidos pela secretaria de promoção e desenvolvimento social daquele município. Os jovens, antes sob risco social, aprenderam com os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio das Ostras a importância da valorização e preservação ambiental. O Parque dos Pássaros foi escolhido por ser uma notória referência de educação ambiental em nossa região.
FONTE: SECOM – PMRO.