Rio das Ostras supera a média proposta pelo MEC na avaliação municipal
Apesar do número de alunos ter aumentado 18% no 9º ano e 12% no 5º ano, as boas notas foram mantidas
A rede municipal de ensino de Rio das Ostras, depois de alcançar ainda em 2009 a média prevista pelo MEC para 2011, continua com bons índices. O resultado das provas aplicadas pela Secretaria e Casa da Educação comprovou que a cidade, apesar do grande aumento do número de novos alunos, manteve a média. A partir desse diagnóstico, será possível traçar estratégias de melhoria continuada.
“Alcançamos bons resultados, mas o principal é que, junto com os diretores das escolas, pudemos refletir sobre essas notas e ver em quais disciplinas e conteúdos cada unidade de ensino precisa melhorar. Este ano teremos a Prova Brasil e queremos continuar aumentando os nossos índices nessa avaliação promovida pelo governo federal”, afirma Maria Lina Paixão, secretária de Educação de Rio das Ostras.
A prova do Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras (Saero) foi aplicada para cerca de 3 mil alunos. Em 2011, a rede municipal recebeu 18% de novos alunos no 9º ano e 12% no 5º ano, séries nas quais foram aplicadas as provas. As médias alcançadas – 4,7 e 6,1, respectivamente – superam a projeção do MEC para a cidade em 2011.
DESTAQUE – Com a terceira melhor nota nos anos finais e a quinta maior nos anos iniciais do Ensino Fundamental do Estado do Rio de Janeiro no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Rio das Ostras realiza a própria avaliação dos estudantes desde 2007.
Na terça-feira, dia 7, os resultados foram apresentados aos diretores das 42 unidades municipais de ensino pela secretária de Educação e pela diretora da Casa da Educação, Edilane Carvalho. A partir desses resultados serão planejados cursos e definidas metas para melhorar ainda mais a educação na cidade.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo