Evento pelo Dia do Meio Ambiente foi sucesso de mobilização
Projeto Rua Limpa, Cidade Limpa reuniu centenas de pessoas e recolheu 45 toneladas de recicláveis
Foi um sucesso a grande mobilização pela limpeza e bom uso dos recursos naturais, promovida pela Prefeitura como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. O projeto Rua Limpa, Cidade Limpa, em sua primeira versão ampliada, aconteceu dias 3 e 4 de junho e reuniu centenas de pessoas, que participaram de oficinas, palestras e contribuíram para a preservação do planeta, levando lixo para reciclar. Ao todo, foram recolhidas 45 toneladas de recicláveis.
No evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, os alunos das escolas se dividiram em grupos e, acompanhados dos técnicos da Prefeitura, percorreram as residências. Eles levaram coletores identificados, para recolher materiais recicláveis, e conversaram com a população sobre os serviços oferecidos da prefeitura e a importância da limpeza da cidade.
Morando há 23 anos em Nova Esperança, Greice Rangel mostrou que é uma cidadã consciente. Ela colaborou com a coleta e ainda apoiou a causa. “Essa mobilização é necessária para alertar a população. Uma cidade limpa é um sonho possível, e começa desse jeito, conscientizando as nossas crianças”, opinou a moradora.
Ao mesmo tempo, outros alunos desenvolveram a criatividade e trataram de temas ambientais. Orientados por integrantes do projeto Jovem Cidadão, da Secretaria de Bem-Estar Social, estudantes do Ensino Fundamental participaram de oficinas de quebra-cabeças, desenhos, pinturas e trabalhos com massinha em torno de mensagens de respeito ao meio ambiente. Os integrantes do Jovem Cidadão ainda acompanharam os grupos que visitaram as casas, coletando material reciclável.
Também foram promovidas palestras sobre o tema ambiental, ministradas por especialistas. Os visitantes aprenderam sobre tratamento da água, a partir de uma maquete apresentada por alunos da escola técnica ETP, que ainda participaram de uma ação de conscientização dos motoristas quanto à poluição do ar e recolheram pilhas usadas.
A ONG Mare também deu seu recado de preservação, mostrando produtos confeccionados a partir de reutilização de materiais e ministrando oficinas.
Os visitantes receberam ainda mudas de plantas nativas, cultivadas no Parque Municipal, além de material de compostagem, também produzido no Parque.
ARTE E ESPORTE – Os estudantes das escolas públicas deram um show de cidadania e consciência. Alunos tocaram instrumentos e cantaram pela preservação – “pare, pense, olhe pra frente, o mundo depende que você seja consciente”, diz um das canções feitas por eles. Estudantes usaram ainda o hip hop para chamar a atenção para a preservação ambiental.
A mobilização contou com apresentação dos alunos da escola de Kung-Fu do Projeto Um Bem Maior, da Secretaria de Bem-Estar Social.
PREMIAÇÃO – Durante o evento foi promovido um sorteio entre os moradores que colaboraram levando lixo reciclável ao ecoponto instalado no Nova Esperança. Quem levou o prêmio foi o morador Vinícius Macedo, que recebeu uma bicicleta das mãos do secretário de Meio Ambiente, Max Almeida.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo