Rio das Ostras promove ações de combate à dengue durante aniversário da cidade
Equipes da Vigilância em Saúde vão atuar nos eventos e shows orientando a população sobre controle da doença
O clima é de festa, mas a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras não interrompe as ações especiais de combate à dengue na cidade. Durante as celebrações de 19 anos do município, equipes da Vigilância em Saúde vão orientar a população e distribuir material informativo em uma tenda montada no camping clube de Costazul, durante os shows, de 8 até 11 de abril. Os profissionais também estarão no desfile comemorativo distribuindo folders e conversando com a população.
Em uma tenda montada no camping, o público vai conhecer de perto, em um mini-laboratório, o mosquito e os predadores do inseto. No local, os profissionais de saúde também vão orientar as pessoas quanto à eliminação dos possíveis criadouros do Aedes Aegypti, como pneus, latas e garrafas expostos ao acumulo de água.
Além disso, os mutirões continuam; no próximo dia 12, profissionais da Prefeitura estarão no Praia Âncora com ações variadas. As equipes receberão solicitações de visitas e denúncia de possíveis focos, vão aplicar o larvicida e colocar telas em caixas d´água e outros reservatórios. Com apoio da Secretaria de Serviços Públicos, haverá ainda limpeza de terrenos com caminhões e retroescavadeira. O mascote Ostrinha também acompanha e aprova a iniciativa.
Em conjunto com o trabalho rotineiro de visitação às residências para identificar e eliminar focos da dengue, profissionais da Vigilância em Saúde estão visitando as comunidades para conversar com a população sobre a doença e como se proteger. Nesta quarta-feira, 6, a equipe esteve presente no grupo Renascer da Terceira Idade, conversando com idosos sobre prevenção.
“Fazemos ações regulares de educação em saúde nas escolas, mas neste momento em que o número de casos é grande no Estado precisamos focar nosso trabalho nos adultos, porque precisamos de resultado em curto prazo”, esclarece a coordenadora da Vigilância em Saúde, Andreia Bellei.
ALERTA – Todo o Estado do Rio de Janeiro está mobilizado contra a dengue. Continuam aparecendo novos casos em vários municípios e esse panorama deve se manter até o final de maio. Atualmente, Rio das Ostras registra 534 casos suspeitos. “Só com a chegada do inverno deve haver uma redução. Até lá, novos casos devem surgir e a população e poder público não podem se descuidar”, completou Andreia Bellei.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo