Rio das Ostras oferece qualificação continuada para os professores
Parcerias com o MEC, entre essas o Escola Ativa, e cursos de tecnologia garantem formação e atualização dos educadores
Qualificar e manter atualizado os professores da rede municipal é uma das fórmulas encontradas pela Secretaria de Educação de Rio das Ostras para garantir a melhoria continuada do ensino. Além dos cursos oferecidos na Casa da Educação, a Prefeitura conta com o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) e várias parcerias com o MEC, incluindo o Programa Escola Ativa, voltado para a área rural da cidade.
“A Prefeitura está oferecendo muitas oportunidades para que os professores se atualizem e isso se reflete no desenvolvimento dos nossos alunos”, afirma a secretária de Educação, Maria Lina Paixão. Os bons resultados da Rede Municipal, comprovados também no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mostram que a qualificação dos professores é importante.
Voltado para a capacitação dos professores das classes multisseriadas – que reúnem estudantes de diferentes séries na mesma sala de aula –, o Escola Ativa foi implantado em 2010 no município. O programa, que beneficia as unidades de ensino Trindade e Carlos Maurício Franco, localizadas em Cantagalo, está desenvolvendo o módulo “O uso pedagógico da tecnologia da informação e da comunicação nas escolas do campo”, com duração de dois meses, no NTM.
Atualmente no Núcleo Tecnológico, que funciona desde o ano passado, também são oferecidos para os professores os cursos Elaboração de Projetos e Introdução à Educação Digital, parcerias com o MEC por intermédio do Programa Nacional de Tecnologia (ProInfo). O principal objetivo do NTM é promover a capacitação dos educadores em informática para que possam fazer uso pedagógico desse recurso.
Parcerias – A Secretaria de Educação conta com várias parcerias para promover o desenvolvimento dos professores e alunos. O projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas”, uma iniciativa do Ministério da Saúde, MEC, Unesco e Unicef, está sendo implantado este ano em Rio das Ostras e vai formar professores multiplicadores para atuar nas unidades de ensino.
Um grupo gestor municipal, com representantes das secretarias de Educação, Saúde e Bem-Estar, Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Fundação Joanna de Ângelis, que atua junto a adolescentes grávidas, está desenvolvendo essa iniciativa na cidade para tratar de questões ligadas aos jovens. Entre essas, alcoolismo e drogas, sexualidade, DSTs, gênero e diversidade, tendo sempre o foco na prevenção.
Os educadores de Rio das Ostras também participam de cursos como Gênero e Diversidade nas Escolas e Gestão da Aprendizagem Escolar II (Gestar), que é uma formação continuada para professores que lecionam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, Pró-Letramento Matemática e Português, parcerias da Secretaria Municipal de Educação com o MEC.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social