Parque dos Pássaros comemora aniversário de portas abertas à população

 Unidade de Conservação de Rio das Ostras se consolida como polo de Educação Ambiental e mobiliza comunidade

         De portas abertas para a comunidade. É assim que o Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras, comemora seis anos de existência. Para marcar a data, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca promoveu, na última segunda-feira, 20, atividades de lazer, cultura, conhecimento técnico e educação ambiental. A Unidade de Conservação recebeu moradores, representantes de ONGs, de empresas locais, conselheiros municipais de Meio Ambiente, biólogos, veterinários e outros técnicos para um dia todo de programação voltado para a valorização daquele espaço e de outras áreas de preservação do município.
         “Essa é uma oportunidade para, além de festejar, reconhecer a qualidade técnica dos nossos profissionais que idealizaram esse evento e fazem com que o Parque dos Pássaros seja hoje uma referência em Educação Ambiental e um espaço aberto à comunidade. A cada dia, mais moradores e turistas descobrem o parque, usufruindo do local de forma responsável”, disse o secretário de Meio Ambiente, Max Almeida. 
         Um fórum sobre biodiversidade, organizado pelo biólogo Jorge André Antunes, gerente de Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente, abriu a programação. Nas palestras, os técnicos da Prefeitura, além de especialistas convidados, falaram ao público sobre características das Unidades de Conservação (UCs) da cidade e dos ecossistemas do município, com foco na biodiversidade (fauna e flora) da Mata Atlântica e Restinga. Outros temas foram abordados, como animais peçonhentos, diversidade de aves no município e ocorrência de tartarugas na costa de Rio das Ostras.
         TRABALHO DE PRESERVAÇÃO – A população conheceu melhor o trabalho desenvolvido pela Prefeitura no monitoramento, fiscalização, orientação à comunidade e estudos sobre as Unidades de Conservação. O público aprendeu sobre os diferentes tipos de UCs e legislação ambiental.
         “O Parque dos Pássaros é uma área de proteção dentro da cidade, bem próxima dos moradores e de grande importância. O viveiro conservacionista abriga espécies ameaçadas de extinção como o Pixanxão e o Araçari do bico branco”, explicou o biólogo Flávio Fontes, gerente de UCs da Secretaria de Meio Ambiente, um dos palestrantes.
         Os técnicos da Prefeitura apresentaram o trabalho de recuperação de áreas dentro das UCs, com plantio de mudas e recuperação de solos.
         A comunidade foi orientada a denunciar agressões às áreas preservadas pelos telefones da Guarda Municipal, 153, e do Pronto Atendimento da Secretaria de Meio Ambiente, 2771-6421.
         ATIVIDADES CULTURAIS – Como parte das comemorações, o público visitou a exposição de pinturas e cerâmica com temas ambientais, edição do projeto Natureza e Arte, e assistiu a uma apresentação de música instrumental.
         Crianças e adultos se encantaram com um presépio ecológico montado no Parque, composto por esculturas de madeira e com animais de verdade.
         Ao final do dia, também foi apresentada uma retrospectiva histórica do Parque dos Pássaros, que se firmou como um atrativo turístico de Rio das Ostras, polo de Educação Ambiental e uma área de lazer e contemplação para todos, de forma democrática.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.