Prefeitura reforça número de guarda-vidas nas praias

Profissionais se preparam para atuar durante festejos de fim de ano e alta temporada 

A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano está capacitando os guardas municipais que atuarão como guarda-vidas durante os feriados de Natal e Réveillon, além da alta temporada. Mais 10 profissionais passaram a integrar o efetivo de 18 homens que já trabalhavam na função para suprir a demanda do município. Ao todo, 28 servidores municipais vão estar presentes nas 14 praias e três lagoas da costa riostrense, das 8h às 19h30. Para auxiliar os guarda-vidas, uma lancha estará à disposição da equipe de ronda no mar. O objetivo é fiscalizar a área para que pequenas embarcações e jet skis não se aproximem da faixa de banhistas.

“Além do reforço que fizemos no efetivo que vai atuar no trânsito de Rio das Ostras, entendemos que é primordial o reforço também no mar, já que o efetivo do Corpo de Bombeiros é insuficiente para atender o movimento de todas as praias”, justificou o secretário de Ordem Pública, Coronel Sérgio Pinto, lembrando que o município, na alta temporada, chega a receber cerca de 200 mil turistas.

A novidade este ano é que a Secretaria recrutou alguns novos servidores do último concurso público da Prefeitura, que em teste e entrevista, confirmaram pré-disposição para o nado. É o caso de Suelen Venâncio, que está em treinamento para ser incorporada ao efetivo permanente da Guarda Municipal. Ela foi direcionada à atuação como guarda-vida por já nadar profissionalmente. Suelen participa há cinco anos do Projeto Natação no Mar, da Secretaria de Esporte e Lazer. “Já sou bem familiarizada com as praias de Rio das Ostras, embora a capacitação que estamos recebendo esteja sendo de extrema importância para aprender a atuar em casos de emergência, como em um resgate no mar”, declarou a recruta. 

CAPACITAÇÃO PERMANENTE – Ao longo de todo este ano, os guardas participaram de diversos treinamentos para se prepararem para o verão. O inspetor de Segmento Ambiental, Tenente Rangel, explica que a Secretaria de Ordem Pública está atenta para ensinar novas técnicas para a atuação exitosa dos guarda-vidas.

Segundo Rangel, os principais acidentes com afogamentos são ocasionados por embriaguez, falta de conhecimento do banhista em relação ao mar e falta de preparo físico.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.