Festa da Colheita supera as expectativas e atrai visitantes de todo o Estado

Feijoada, shows e recorde na produtividade da safra garantem o sucesso do evento em Rio das Ostras

A cada ano que passa, o Projeto Feijão Maravilha, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Rio das Ostras, se consolida cada vez mais. A maior prova foi o sucesso da sexta edição da Festa da Colheita, realizada entre os dias 14 e 17 em Cantagalo. O evento atraiu milhares de pessoas de todo o Estado do Rio de Janeiro e de Estados vizinhos, como Espírito Santo.

Este ano cerca de 90 produtores participaram do programa e, juntos, produziram nesta safra 135 toneladas de feijão. Este resultado garante uma produtividade média por hectare ao município de 1,25 ton/há, que é maior do que a média nacional, que é de apenas 732 kg/ha.

No sábado, a Prefeitura premiou os destaques da safra 2010. A maior produção ficou por conta do produtor Valdemir Alves Barcelos com 5.040kg. No quesito produtividade, em primeiro lugar ficou Sidirlei Mateus Silva com1635kg/ha. O segundo colocado foi o produtor “Gatinho”, na propriedade de Renata Pinto Dias, com 1620 kg/ha e na terceira colocação, com 1584 kg/ha, Cléria Lúcia Melo. A novidade este ano ficou por conta da feijoada que foi feita pelos próprios produtores. Desta forma, a população teve a oportunidade de escolher entre as 11 barracas para saborear a feijoada. No concurso de feijoada mais gostosa do evento, o título ficou com a barraca Restaurante Capixaba.

Durante a solenidade de premiação, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max Almeida, falou que este é um momento único para o produtor rural. “O projeto Feijão Maravilha é um grande incentivo para o setor agrícola do município. Uma das novidades este ano é que temos, além do feijão, o arroz produzido aqui mesmo. Isso é fruto do trabalho que desenvolvemos junto aos produtores rurais”, explicou.

Para o presidente da Câmara, vereador Carlos Afonso, o sucesso da festa representa o empenho do Poder Público na valorização do homem no campo. “É muito importante o investimento na área rural para que os produtores fiquem motivados com suas produções e  com a variedade de culturas”, disse.

Em seu pronunciamento, o prefeito Carlos Augusto parabenizou os servidores da Secretaria de Meio Ambiente e os produtores rurais pelo sucesso da festa. “A festa é um sucesso, tendo em vista o número de pessoas presentes no evento. Recebi elogios de inúmeras pessoas, inclusive de outros municípios, pela organização e produção desta festa. Vale ressaltar que não adiantaria a Prefeitura fornecer maquinários, insumos e equipe técnica se não fosse a força de vontade dos produtores”, garantiu.

A solenidade de premiação contou também com a presença do vice-prefeito Wilton Broder, do assessor da Secretaria de Agricultura, Ivan Noé; do diretor do Departamento de Agropecuária, Francisco Augusto; e do pesquisador da Pesagro – Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado, Benedito Fernandes.

Visitantes elogiam a festa – A sexta edição da Festa da Colheita recebeu visitantes de vários municípios do Estado. O vereador de Saquarema, Romacarth de Souza, soube do sucesso da festa e a prestigiou pela primeira vez. “Meu irmão mora aqui em Rio das Ostras e sempre falava deste evento. Este ano resolvi conferir e estou achando ótima. É uma pena que eu não tenha vindo antes. Agora, quero aprender um pouco de desta organização e conhecer melhor a estrutura para poder sugerir um evento com este no meu município”, declarou.

Vera Lúcia Marvila, de Guarapari,/ES, estava na cidade a passeio e prestigiou a festa também pela primeira vez. “Achei tudo muito bom. A organização estava ótima, com segurança e com pessoas educadas que estavam ali para se divertir. O feijão também estava muito gostoso. Foi a primeira vez que vim e, com certeza, vou me programar para ir na sétima edição desta festa no ano que vem”, disse.

Participando da festa pelo terceiro ano, Cláudia Ribeiro, moradora de Macaé, informou que não perde mais a Festa do Feijão. “Venho aqui desde 2008 e a cada ano, ela está melhor. Além dos shows, que são muito bons, este ano a mudança no esquema da feijoada, que passou a ser feita pelos produtores, ficou ótima. Antes a fila era muito grande. Este ano, comi com muito mais tranqüilidade e em várias barracas com temperos diferentes. Aprovado!”, garantiu.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.