Reorganização da Farmácia Municipal ampliou acesso a remédios
Município oferece 210 tipos a mais de medicamentos do que determina o Ministério da Saúde
A professora Maria do Amparo Zulo elogia o atendimento. “Já precisei e consegui, sem problema algum, remédio para colesterol, para dor na coluna… Somos bem-atendidos porque existe organização e boa vontade. Tem pessoas que não querem esperar e não entendem que a Prefeitura está oferecendo o melhor serviço possível”, afirma Maria do Amparo.
A Farmácia Municipal registra uma média de atendimentos a quase 7.500 pacientes por mês. Além de oferecer remédios com garantia de qualidade comprovada, cede outros insumos como, por exemplo, aparelhos medidores e as tiras de teste de glicose, para pacientes diabéticos – as pessoas também são orientadas pelos farmacêuticos sobre como utilizar os remédios e materiais.
“Só tenho a agradecer ao Município. Tenho um filho de 17 anos que tem diabetes e recebemos, gratuitamente, o medidor, as tiras para checar a glicose, insulina e outros remédios. São 200 tiras utilizadas por mês. Se não conseguisse pela Prefeitura, teria de gastar mais de R$ 700 mensais. Na cidade que morávamos antes não tínhamos esse apoio”, disse Paulo Targino, completando que o filho é atendido pelo Programa de Controle da Hipertensão e Diabetes – Hiperdia.
Além do Hiperdia, a Farmácia distribui medicamentos aos beneficiados por todos os programas de saúde, como de hanseníase, tuberculose, saúde da mulher, de DST/Aids, entre outros.
ATENDIMENTO ESPECIAL – A Secretaria de Saúde dobrou o número de farmacêuticos concursados, o que garantiu a presença de um profissional durante todo o período de funcionamento da Farmácia e ainda em diferentes unidades de saúde, como Pronto-Socorro e Hospital Municipal. Os profissionais realizam atendimentos especializados às pessoas que fazem uso de remédios que não estão na lista do município, como os enviados pelos governos Estadual e Federal.
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social