Festival de Teatro reúne sete atrações na semana de estreia
Programação começa nesta quinta, dia 30, e inclui espetáculos de rua, infantis e adultos
Na sexta-feira, dia 1º de outubro, a partir das 20h, no Teatro Popular, serão apresentadas as esquetes “A Outra História da Barbie” (Os Papibaquígrafos – Rio de Janeiro); “Fragmentos…” (Incomodadas que se mudem – Macaé – RJ); “Bilhete da Sorte” (Cia A Cúpula de Teatro – Itaboraí – RJ).
Sábado, dia 2, tem espetáculo de rua: “Guerra dos Canudos”, do Grupo Cultural Cochicho na Coxia (Mesquita – RJ), às 10h30, na Praça José Pereira Câmara. E a programação continua às 20h, no Teatro, com “Inimigo do Povo”, da Cia Código de Artes Cênicas (Japeri – RJ).
Que fecha o primeiro fim de semana do VI Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras no domingo, dia 3, às 18h, é a peça infantil “Sofia Embaixo da Cama”, da Trupe do Experimento (Rio de Janeiro).
SINOPSES:
Abajur Lilás – Uma das peças mais premiadas de Plínio Marcos, o “Abajur Lilás” foi proibida pela ditadura militar durante 21 anos. O espetáculo trata da relação de poder entre o dono de um bordel e três prostitutas. Dentro deste universo de miséria e exploração, Plínio Marcos expõe as entranhas de um poder ilegítimo e ditatorial em franca alusão à situação política e social da época em que o texto foi escrito.
Inimigo do Povo – Dois irmãos, um médico e outro prefeito de cidade do interior, discordam das medidas que devem ser tomadas em relação à inauguração de um Complexo de Águas, que atrairá investimentos e levará o desenvolvimento para a localidade. O médico descobre que as águas captadas para abastecer o complexo, popular Piscinão, veem de um trecho do rio poluído por dejetos e propõe soluções que não são aceitas pelo prefeito, que diz defender “questões sociais e econômicas”. Enquanto isso, o povo é manipulado pela imprensa que a todo o momento se alia às partes que lhe trouxerem maiores benefícios.
Sofia embaixo da cama – Após receber a visita do Príncipe-sapo Ezequiel, Sofia embarca com ele para o mundo dos sonhos. Com o auxílio de Flautinha, o pinguim-artista, e guiados por Dona Traça, a guardiã da Biblioteca dos Sonhos, eles têm que impedir o plano do Ladrão dos Sonhos. Será que vão conseguir vencer esse terrível vilão?
SERVIÇO:
Teatro Popular de Rio das Ostras
Avenida Amazonas, s/nº – Centro
Ingressos a R$ 5 (preço único)
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo