Surdos ministram oficinas no Fórum de Língua Brasileira de Sinais
Evento reuniu estudantes e professores no Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras
Rio das Ostras realizou o I Fórum de Língua Brasileira de Sinais (Libras), em homenagem ao Dia do Surdo, comemorado em 26 de setembro, reunindo professores da Educação Inclusiva e estudantes. O evento aconteceu na quinta-feira, dia 23, no Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero). Três surdos ministraram oficinas com os seguintes temas: “A importância da Expressão Corporal e Facial no Discurso em Libras”, “Educação Inclusiva” e “Classificador em Língua de Sinais”. Os alunos do 3º ano do Curso de Formação de Professores do Imero apresentaram trabalhos avaliativos durante o fórum.
“Planejamos o evento como forma de conscientizar os alunos, que serão futuros professores, sobre a importância da Libras. Aqui eles já aprendem a Língua Brasileira de Sinais, atendendo à legislação federal que decretou a obrigatoriedade dessa disciplina nos cursos de formação de professores em nível médio e superior. Nosso objetivo é que o Imero seja uma escola bilíngue”, explica Fabiano Guimarães, que leciona Libras na escola.
Para possibilitar uma maior aproximação entre os estudantes e professores com os deficientes auditivos, três surdos foram convidados a ministrar oficinas: Rosana Grasse, professora de Libras e atriz; Bruno Ramos, professor de Libras, ator e designer gráfico e Tiago Alves, aluno do 3º ano do Ensino Médio.
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo