Teste do Olhinho é realizado em Rio das Ostras
Teste do Olhinho é realizado em Rio das Ostras para prevenir cegueira em crianças
Médicos são qualificados para fazerem o exame em todos os recém-nascidos no Hospital Municipal
Todos os pediatras neonatologistas do Hospital Municipal de Rio das Ostras foram qualificados pela Secretaria de Saúde da Prefeitura para realizarem o Teste do Olhinho em crianças recém-nascidas. O exame, também conhecido como “teste do reflexo vermelho”, é feito no segundo ou terceiro dia após o nascimento. O objetivo é detectar se os bebês possuem a catarata congênita, que pode levar à cegueira.
A pediatra neonatologista Rosalice Almeida destaca a importância do teste. Segundo ela, a catarata, quando descoberta precocemente, pode ser eliminada com cirurgia. “Apesar da incidência ser baixa, é importante que o teste seja realizado em todas as crianças para evitar que um portador da catarata seja acometido pela cegueira definitiva, caso não seja operado”, disse a pediatra.
O Teste do Olhinho é indolor e leva menos de cinco minutos. Por mês, no Hospital Municipal de Rio das Ostras, são realizados aproximadamente 120 testes. Para o exame, utiliza-se o oftalmoscópio, um aparelho que possibilita observar o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida pela luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo. Se houver alteração, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada. Os casos suspeitos e confirmados são encaminhados para exames com especialistas.
A dona de casa Aline Ribeiro conta que quando teve o primeiro filho não conhecia o teste. Agora, com o nascimento da segunda filha, já tem a consciência da importância do exame. “Fazendo o teste é possível que uma criança que tenha a doença se cure. Vou falar sobre o teste do olhinho para um grande número de pessoas para que todos saibam a importância de realizá-lo”.
A catarata congênita impede que o portador perceba a imagem, já que limita a captação de luz pelos olhos e diminui a visão. É uma doença que pode surgir logo no nascimento por conta de infecções, hereditariedade, entre outras causas.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo