Rio das Ostras sedia workshop
Rio das Ostras sedia workshop ‘Orixás Urbanos’, vencedor do Prêmio Funarte
Rio das Ostras será palco de um workshop gratuito, com 60 horas de duração, aberto a 20 participantes, entre atores, bailarinos, músicos e artistas visuais profissionais e amadores.
As inscrições podem ser feitas até domingo, dia 18, no Centro de Formação Artística (Praça José Pereira Câmara, s/nº – Centro) ou pelo e-mail ciadaacao@hotmail.com. O projeto “Orixás Urbanos”, destinado a maiores de 15 anos, foi vencedor do Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2009 e é desenvolvido pela Cia. Da Ação!, com apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
Haverá cinco vagas extras para fotógrafos e videomakers que, depois de participarem de todo o processo, também serão convidados a registrar as imagens das apresentações. Existe também a possibilidade de inserção de cadeirantes e deficientes visuais “interessados em desafiar os limites do próprio corpo”. No final dos dias de aulas, que vão incluir também ensaios, as performances criadas pelo grupo serão encenadas em espaços públicos.
Ao longo dos 10 dias de workshop, de 22 a 31 de julho, no Centro de Formação, os participantes serão introduzidos no universo da dança Butoh, sem esquecer das influências afro-brasileiras. Nesse período também vão trabalhar com a construção de performances, partindo da “mitologia pessoal”. Butoh, nascida no pós-guerra, é uma técnica que retomou antigas tradições japonesas e a crença que “o dançarino não dança para si, mas para reviver algo muito maior”.
Cia. da Ação! – Especializada em montar espetáculos de dança-teatro em lugares não convencionais, a Cia. da Ação! foi fundada em 1997. Desde então vem realizando um intenso trabalho de pesquisa, apresentando textos das mais variadas tendências teatrais. A companhia é dirigida por Calé Miranda, que desenvolveu sua formação entre Rio de Janeiro, Londres e Paris. Foi diretor artístico da Companhia Moderna de Dança do RJ e performer da Stanley Hamilton Company, de Londres.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo