Abertura do 8º Jazz & Blues Festival foi marcada pela originalidade
Orquestra Kuarup trouxe instrumentos de material reciclado; Brazilian Blues e André Christovam mesclaram estilos
Começou nesta quarta-feira, 2, a 8ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, que segue até 6 de junho, durante o feriadão de Corpus Christi, promovido pela Prefeitura em parceria com a iniciativa privada. Na abertura, a Orquestra Kuarup, da Fundação de Cultura de Rio das Ostras, encantou a platéia com um repertório bem brasileiro e sons de instrumentos feitos com material reciclado. A Brazilian Blues Band movimentou a “cidade do jazz e do blues”, combinando blues, rock e soul e ainda contou com a participação especial do gaitista Jefferson Gonçalves. Encerrando em grande estilo, o brasileiro André Christovam, radicado na Europa, mostrou porque é hoje considerado um dos melhores músicos de blues do mundo.
Originalidade – Como é a marca do Festival, a Orquestra Kuarup abriu o evento. Mas esse ano, o maestro Nando Carneiro resolveu inovar, trazendo instrumentos criados a partir de reciclados de madeira, plástico, PVC e tecido e se aproximando da sonoridade das tradições indígenas.
“Este ano estamos fazendo jus ao nome da Orquestra. Poucos sabem, mas Kuarup é um ritual indígena”, lembra o maestro. “Essa Orquestra é amadora e inclui pessoas de várias idades. A oportunidade de abrir um festival como esse é uma honra”, completou Nando Carneiro.
O responsável pela confecção desses instrumentos inusitados é um dos músicos da Kuarup, o Johnny. Integrante do projeto Canalizasom, ele transforma o que era lixo em música de qualidade.
“Essa gaita de foles foi feita com madeira de uma cerca antiga. Também usei couro e até copinhos de plástico na confecção”, disse o artista, enquanto tirava som de sua gaita.
Movimentação – Os hotéis já comemoram a taxa de cerca de 95% de ocupação, mas ainda há turistas chegando à cidade. Além de encantar os espectadores, o evento também traz lucro para a rede hoteleira, restaurantes, projetos sociais e entidades que expõem e vendem seus produtos na área do palco principal, no camping de Costazul.
Atrações – O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival ainda reserva grandes atrações. Nesta quinta, 3, a programação começa às 14h15, com André Christovam, no palco da Lagoa de Iriry e segue até a madrugada, com as guitarras afiadas de Stanley Jordan e Armandinho Macedo encerrando a noite. Até domingo, apresentam-se nomes como Raul de Souza, Ron Carter, Russell Malone e outros destaques do jazz e do blues nacional e internacional.
O festival, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, com produção da Azul Produções, agora faz parte do calendário oficial de eventos da TurisRio.
A programação completa está no site: www.riodasostrasjazzeblues.com