Guarda-vidas se capacitam para o verão de Rio das Ostras
Profissionais se preparam durante a baixa temporada para intensificar atuação
Desde o último dia 28 até o dia 13, quinta-feira, 16 guarda-vidas da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano estão participando de mais um curso de capacitação. O objetivo é obter um melhor preparo para a atuação durante a alta temporada, quando Rio das Ostras chega a receber cerca de 200 mil pessoas.
A Associação Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) está ministrando o curso. Primeiros socorros, abordagem de afogados, resistência a nado, resgate (com prancha e bóia), entre outras técnicas estão sendo ensinadas, na teoria e na prática.
O inspetor de Segmento Ambiental, tenente Rangel, explica que a cada ano surgem novas técnicas, essenciais para uma exitosa atuação dos salva-vidas. Daí a necessidade de eles sempre, na época de baixa temporada, se prepararem para a atuação durante o verão.
A função de salva-vidas é do Corpo de Bombeiros, mas a Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano da Prefeitura de Rio das Ostras dá todo apoio ao segmento e disponibiliza um guarda-vida para monitorar cada uma das 15 praias e três lagoas do município.
Durante a alta temporada, os salva-vidas da Secretaria de Ordem Pública trabalham em sistema de rodízio, de 8h às 19h30, e na baixa temporada, de 8h às 17h.
O tenente Rangel informa que os principais acidentes com afogamentos são ocasionados pela falta de conhecimento do banhista em relação ao mar, a embriaguez e a falta de preparo físico.
Ainda segundo o tenente, a estatística de afogamento de crianças diminuiu depois que o município implantou, em parceria com Corpo de Bombeiros, o projeto Ostrinha, que ensina técnicas de salvamento no mar e conhecimento de correntes marinhas.
FONTE: SECOM – PMRO.