Prefeito alerta comunidade riostrense sobre os prejuízos com perda dos royalties
Objetivo é esclarecer a população e incentivar a participação de todos na luta contra a redivisão do repasse
O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, e a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, tem realizado uma série de reuniões com os moradores para sensibilizar a população quanto a importância do envolvimento de todos do município na luta contra a perda dos royalties do petróleo.
O objetivo é conscientizar estudantes, professores, trabalhadores, presidentes de associações e outras pessoas representativas de classe quanto às perdas, caso a emenda que prevê a redistribuição desses recursos entre todos os municípios do País seja aprovada em outras instâncias. Ao longo desta e da próxima semana, escolas, associações, universidades entre outras instituições estão sendo visitadas por Carlos Augusto e pela secretária de Planejamento.
Na noite desta segunda-feira, dia 15, o prefeito promoveu uma reunião com dezenas de representantes de entidades de classe, inclusive do Orçamento Participativo. Além da apresentação dos prejuízos que Rio das Ostras sofrerá, os moradores foram convidados a participar do protesto que acontece nesta quarta-feira, dia 17, na candelária, no Rio. Ônibus para transportar as pessoas até a capital vão estar à disposição. A saída acontece às 11h, em frente à Prefeitura, e o horário previsto para o retorno é às 20h.
O prefeito Carlos Augusto e a secretária de Planejamento fizeram esclarecimentos sobre os prejuízos para o município e para todo o Estado, caso seja aprovada a proposta de emenda dos deputados Ibsen Pinheiro e Humberto Souto. Além disso, eles apresentaram os principais investimentos da administração com recursos dos royalties, como é o caso da oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade, como Unidade de Dor Torácica e CTI.
“A obrigação do município é apenas com a atenção básica, mas fazemos questão de oferecer o melhor atendimento possível à população, de forma gratuita”, lembrou Carlos Augusto.
O prefeito disse ainda que a preocupação é esclarecer a população e engajá-la a participar da defesa pelos royalties. Ele frisou que a intenção é que todos participem da manifestação sabendo exatamente a importância do ato. Carlos Augusto acredita que o progresso acontece com a sociedade organizada, “com a participação popular na vida do município”.
O prefeito informou que não estabelecerá ponto facultativo para não prejudicar os serviços prestados à comunidade riostrense.
A secretária de Planejamento ressaltou que a possibilidade de validação da emenda vai ocasionar impactos em toda a economia da cidade de Rio das Ostras, e não apenas no Poder Público Municipal. “Todos serão afetados, desde o pequeno ao grande comerciante. Vamos perder o que conquistamos: o patamar de cidade-modelo”, avaliou Rosemarie.
Durante a reunião também foi exibido o pronunciamento do governador Sérgio Cabral sobre a aprovação da emenda que redivide o petróleo. Ele foi o líder da convocação da passeata desta quarta-feira, dia 17.
Participaram da reunião com os representantes das entidades de classe alguns secretários de Governo e os vereadores Robson Gomes e Ademir Mendes.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social