Rio das Ostras programa ações de combate à dengue nas praias
Durante os finais de semana deste mês, equipes da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras farão uma ação especial de sensibilização do público para a prevenção da dengue. A prefeitura espera conseguir, especialmente, a colaboração dos veranistas, já que o risco de proliferação do mosquito em imóveis fechados é grande. As ações começam no próximo sábado, dia 6, e domingo, 7. Estão previstas mobilizações também nos dias 20 e 27 de fevereiro, sempre nas praias do Centro, Boca da Barra, Costazul, Mar do Norte e na Lagoa de Iriry, de 8h às 14h.
Nesses dias, moradores e turistas serão orientados por profissionais da Vigilância em Saúde e receberão folhetos informativos. A ação da Secretaria de Saúde tem o objetivo de conscientizar moradores e turistas sobre a importância da prevenção à doença e orientar os veranistas.
Depois das férias, quando os veranistas deixam a cidade e fecham os imóveis, alguns cuidados são essenciais. Antes de viajar, é importante cobrir bem os ralos e caixas d´água, manter fechado o vaso sanitário, limpar o quintal, ensacar o lixo e guardar garrafas vazias voltadas para baixo.
“Muitas vezes o foco gerador pode estar em um imóvel que está fechado, o que dificulta o tratamento. Essas ações simples já ajudam muito”, esclarece Amarildo Rios, responsável pela divisão de controle de endemias da Secretaria de Saúde.
Casas fechadas – O dia 13 de fevereiro, sábado, está reservado para a revisitação aos imóveis pendentes – residências que estavam fechadas durante o cronograma regular de vistoria. As equipes visitarão residências em São Cristovão, Recanto, Gelson Apicelo, Sobradinho, Cerveja, Bosque da Praia, Loteamento Altântico e Praia Âncora, para identificação de focos do mosquito, tratamento com biolarvicida e orientação aos moradores.
FONTE: SECOM – PMRO.