Rio das Ostras vence Leme e garante vaga nas semifinais
Com uma vitória sobre o Leme, por 2 a 1, o Rio das Ostras Futebol Clube assegurou, neste domingo (1/11), a primeira colocação do Grupo VI, com onze pontos, e uma vaga nas semifinais da Série C. Pimenta e Lenilson fizeram a festa da torcida no Ostrão.
No grupo V, as vagas ficaram com Fênix e Castelo Branco, que serão adversários, respectivamente, de Rio das Ostras e Sampaio Corrêa. O Castelo Branco assegurou a 1ª colocação da chave, com 10 pontos, ao derrotar o Santa Cruz, fora de casa, por 2 a 1. Já o Fênix chegou aos 9 pontos ao vencer o Paraíba do Sul, em casa, por 1 a 0. A vaga veio no saldo de gols, já que o Fênix terminou empatado em número de pontos com o próprio Paraíba do Sul.
As quatro equipes lutarão por três vagas para a Série B de 2010. As datas e locais de jogos das semifinais ainda serão confirmadas pela Federação, nesta terça, 3 de novembro.
O jogo
A expectativa por uma grande partida entre duas das melhores equipes do campeonato acabou frustrada pelas fortes chuvas que atingiram Rio das Ostras durante a manhã e parte da tarde na cidade. Para que o campo tivesse um mínimo de condição de jogo, membros da Torcida Organizada Jovem Ostra fizeram um mutirão a fim de retirar a água do campo com baldes, esponjas e rodos. Uma verdadeira prova de amor ao clube. Apesar do campo aparentemente sem condições, o árbitro Rafael Martins de Sá, optou por dar a partida.
Sem poder contar com o lateral-direito Bruno, suspenso por conta do terceiro cartão amarelo, o técnico Toninho deslocou Anderson para a posição e lançou o volante Taiada no meio. Vitor retornou à lateral esquerda e Diego Ribeiro, voltou a atuar na meia-esquerda.
Com o campo completamente alagado, ficou evidente desde o início que seria inviável o toque de bola e, quem marcasse primeiro teria uma grande vantagem. Melhor para o Rio das Ostras, que logo, aos 6 minutos, achou o seu gol. O zagueiro Felipe recebeu na área e tentou driblar Alexandre, que interceptou com a mão. O juiz Rafael Martins de Sá não teve dúvidas e colocou na marca do cal. Pimenta cobrou com categoria e colocou o time da casa em vantagem. Foi o 6º gol do atacante na competição, artilheiro da equipe ao lado de Renan.
Em desvantagem, o Leme passou a pressionar da forma que era possível: aos chutões. Já o Rio das Ostras se segurava como podia. Por volta dos 25 minutos, lance confuso na área do Rio das Ostras, a bola bate no braço de Isaac, mas o árbitro ignora o lance para revolta dos jogadores do Leme.
As duas equipes voltaram para o segundo tempo com a mesma postura. Os goleiros Dida, do Rio das Ostras, e Édipo, do Leme, se viravam como podiam para segurar os ataques adversários. Os visitantes seguiam pressionando na base da raça, enquanto os donos da casa tentavam encaixar os contra-ataques. Num deles, aos 36, Pimenta trombou com a zaga e a bola sobrou pra Lenilson. O atacante, que havia acabado de entrar, ajeitou para a perna direita e fuzilou o gol de Édipo. O gol da classificação para as semifinais, comemorado no estilo “xô inhaca!”.
O Leme diminuiu, com Danilo, já nos descontos, mas a equipe não tinha forças para reagir depois de lutar no campo pesado. Final Rio das Ostras 2 a 1 e vaga garantida para as semifinais.
Ficha Técnica:
Rio das Ostras: Dida; Anderson, Felipe, Alemão e Vitor (Pará); Vinícius, Taiada, Isaac e Diego Ribeiro (Rômulo); Pimenta e Renan (Lenilson).
Gols:
Rio das Ostras: Pimenta (6 do 1º) e Lenilson (38 do 2º)
Leme: Danilo (46 do 2º)
FONTE: Leonardo Ramos
Assessoria de Comunicação
Rio das Ostras Futebol Clube