Material reciclado doado por alunos é transformado em artesanato
Oficina ensina a confeccionar peças decorativas com papelão e jornal
"Trata-se de um projeto sócio-cultural de geração de renda inserido na nossa proposta pedagógica de integrar educadores, alunos, pais e comunidade. Com essas ações, além de promover o bem-estar e a auto-estima de todos os envolvidos, possibilitamos que os participantes das oficinas aumentem a renda com a comercialização das peças artesanais produzidas", explica Veny Rabelo, diretora da escola.
Uma das participantes da primeira oficina, Irani do Nascimento, já está aumentando a renda familiar com a venda de artesanato de jornal. "Eu já sabia fazer peças com garrafas PETs e tampinhas, mas nunca tinha trabalhado com papel. Aprendi rápido e já estou recebendo encomendas", conta. Segundo Irani, os benefícios do curso não se limitam aos econômicos. "As aulas são uma terapia e aqui fiz muitos amigos", completa.
A dona de casa Alessandra Vieira também faz muitos elogios à iniciativa. "Comecei a fazer as aulas para ocupar o tempo e agora já vejo a possibilidade de ganhar um dinheiro extra", diz ela. Alessandra, que nunca havia feito peças de artesanato antes, descobriu um novo potencial e não pensa em parar. "Já me inscrevi na próxima oficina", conta.
Ministradas pelas artesãs Angélica Mendes e Ivani Hausmann, as oficinas acontecem às quinta-feiras, das 17h30 às 19h30, na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel. Os interessados em se matricular para o novo curso devem procurar a secretaria da escola, que fica na Rua Bangu, 1615, no Parque Zabulão, ou ligar para 2771-8475.
—