Hospital Municipal oferece cirurgias oftalmológicas

Com a nova especialidade, unidade amplia a oferta de cirurgias, evitando transferência de pacientes

"Tinha dificuldade de enxergar. Agora vejo tudo mais nítido". A fala da moradora Sandra Soares mostra a satisfação dos pacientes operados no Hospital Municipal de Rio das Ostras. Há três meses, a unidade oferece cirurgia oftalmológica, ampliando a lista de especialidades cirúrgicas, que inclui cirurgia plástica, urológica, vascular, ortopédica, entre outras.

Sandra Soares foi a primeira paciente a passar pela cirurgia oftalmológica em Rio das Ostras. A moradora de Cidade Praiana tinha pterígio, uma espécie de tecido que cresce nos olhos de pessoas muito expostas ao sol ou que sofreram algum pequeno trauma no olho. "A cirurgia foi um sucesso, estou muito satisfeita", diz a paciente.

As cirurgias oftalmológicas são realizadas pelo médico Leonardo Macedo, que acompanha os pacientes por pelo menos três meses após a intervenção. Nessa especialidade, estão sendo realizadas, além da cirurgia de pterígio, a de catarata e calázio, um tipo de cisto na pálpebra.

 

Para realização das operações foram adquiridos equipamentos de alta tecnologia, como o microscópio cirúrgico e a lâmpada de fenda, utilizada nos exames de pré e pós operatório.

 

Benefícios aos moradores

Os principais beneficiados com a novidade são os moradores, como explica Leonardo Macedo. "Antes o paciente tinha que ser transferido para outro município para realizar a cirurgia", afirma o médico. Ele diz que com o sistema de controle, avaliação e auditoria, a Secretaria de Saúde pode priorizar os residentes em Rio das Ostras.

"Os pacientes são atendidos na rede e, quando há indicação cirúrgica, é realizada visita domiciliar e auditoria médica para garantir que os serviços estejam beneficiando os moradores da cidade", completa o médico.

O município não tem obrigação de oferecer serviços de média e alta complexidade. Quando existe essa oferta, a legislação permite que sejam priorizados os moradores. São pessoas como Jurenice Oliveira, de 59 anos, que passou pela cirurgia de catarata no último dia 10.

"Estava há mais de um ano esperando por uma vaga em um hospital do Rio para fazer a operação. Foi uma maravilha ter conseguido fazer na minha cidade. É mais conforto e menos estresse para a gente", opina Jurenice.

Além dessa especialidade cirúrgica, o Hospital Muncipal também oferece cirurgias plástica, geral, urológica, proctológica, ortopédica, vascular, ligadura e vasectomia, bucomaxilo, ginecológica e histeroscopia.

Em 2007 foram realizadas quase 1 mil 500 operações na unidade de saúde e até maio de 2008, foram feitas 640 intervenções, entre pequenas e grandes cirurgias.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.