Rio das Ostras é selecionada para participar de programa de controle de agrotóxicos

Município mantém um trabalho de Vigilância em Saúde em destaque no Estado

A equipe da Vigilância Sanitária e Fiscalização de Rio das Ostras, da Secretaria de Saúde, está participando do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos. O programa é coordenado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e executado em conjunto pelos órgãos estaduais e municipais.

Como parte do Programa, em dezembro, os técnicos da Vigilância Sanitária de Rio das Ostras receberam um treinamento da equipe da Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado – Suvisa-RJ, para realização da coleta de amostras, orientações e treinamento em serviço.

Dos 92 municípios do Rio de Janeiro, apenas dez foram escolhidos para participar do Programa, entre eles o Município de Rio das Ostras. A iniciativa faz parte do Planejamento Estratégico da Vigilância Sanitária, de grande importância para a segurança alimentar da população.

MONITORAMENTO – O Programa tem como principal objetivo monitorar resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal, para proteger a população da exposição a essas substâncias.

À Vigilância cabe avaliação do cenário de irregularidades e risco à saúde, a partir dos resultados das amostras coletadas de acordo com princípios e guias internacionais.

Para tanto, as coletas são realizadas semanalmente no mercado varejista, como supermercados, hortifrútis e sacolões, seguindo programação que envolve seleção prévia dos pontos de coleta e das amostras a serem coletadas.

As análises laboratoriais dos alimentos, por sua vez, são realizadas mantendo-se as características da amostra no momento da coleta, sem qualquer procedimento de lavagem ou retirada de cascas.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.