I Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude
Rio das Ostras é destaque da I Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude
Presidente do Conselho POP Jovem é a delegada mais votada da Conferência
O município de Rio das Ostras teve participação destacada na I Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, realizada no último final de semana, no Rio de Janeiro. Um bom exemplo foi a eleição da presidente do Conselho de Planejamento e Orçamento Participativo Jovem, Carol da Conceição Lopes, como a delegada mais votada para representar o Estado na Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, no próximo dia 27 de abril.
Dos 100 representantes do Estado, Rio das Ostras ainda conseguiu outras quatro cadeiras destinadas a Sociedade Civil. Luiz Eduardo, também conselheiro do OP Jovem, e Aparecida Bueno, do projeto Jovem Cidadão, também vão participar da Conferência Nacional. Representando o Poder Público, a Secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, será uma das 10 delegadas do Estado.
Durante a Conferência, os jovens riostrenses falaram sobre a implantação do Orçamento Participativo Jovem como uma questão apartidária. "Muitas pessoas perguntavam qual era o partido político do prefeito, mas nós fizemos questão de ressaltar que o OP Jovem é um projeto que independe do partido. O gestor do município está preocupado em trabalhar em prol da juventude. E é isso que nos interessa e não o seu partido político", explicou Carol Lopes.
A implantação do OP Jovem em Rio das Ostras foi muito debatida nas plenárias. "Levamos diversas cartilhas explicativas de como é o funcionamento do Orçamento Participativo Jovem. As pessoas dos outros municípios ficaram encantadas com a participação dos jovens e das parcerias com a Secretaria de Educação de Rio das Ostras e com as escolas estaduais e particulares. Foi muito bom", explicou a secretária de Planejamento.
A participação da comitiva riostrense também foi elogiada. "Essa foi a primeira vez que os nossos jovens participaram de um evento fora do município. Por isso, estávamos um pouco apreensivos. Foi surpreendente ver que eles estavam focados e muito bem preparados. Além disso, explicaram corretamente todo o processo e ressaltaram a importância de cada um deles no Orçamento. O sucesso foi que os outros municípios, a toda hora, perguntavam pelo OP Jovem", esclareceu Rosemarie.
FONTE: SECOM – PMRO.