Rio das Ostras inicia vacinação de profissionais da Saúde a partir de 60 anos
Desde o dia 19 de janeiro, Rio das Ostras deu início à primeira fase da vacinação contra o Coronavírus e, nesta semana, o Município começa mais uma estratégia dentro do grupo prioritário.
Desta vez, a imunização vai atender os profissionais da Saúde com idade a partir de 60 anos, que não trabalham na linha de frente do atendimento de casos de Covid-19, ou seja, os profissionais que atuam em todos os segmentos da saúde nas redes pública e privada.
A vacinação acontece nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro, e segue até quinta-feira, dia 4, das 9h às 16h30, na Estratégia de Saúde da Família – ESF Dona Edmeia, conhecida como Casa da Vacina, que fica na Avenida Linda, s/nº, Nova Esperança.
Vale ressaltar que todas as etapas de vacinação com indicação dos grupos prioritários seguem os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.
O grupo que será imunizado nesses dias é de profissionais ativos dos serviços públicos ou privados, que atuam em atividades assistenciais em Saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, incluindo médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, dentistas, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.
Para serem vacinados, os documentos necessários são: Carteira de Registro Profissional válida, expedida pelos respectivos Conselhos de Classe – CRM, Coren, Crefito e outros.
PLANO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO – Há 10 dias, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras divulgou o Plano Municipal de Vacinação, que é mais um canal de informação para a população, no site oficial da Prefeitura, onde é possível conhecer todos os passos da campanha e pode ser acessado por meio do link: https://www.
O objetivo é vacinar os grupos determinados pelo Plano Nacional de Imunização – PNI, principalmente os de maiores riscos de adquirirem a doença e consequentemente evoluir a óbito; reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo para vacinação, e reduzir a mortalidade por Covid-19 no Município
O Plano Municipal contém informações técnicas e estratégias para que o Município faça a imunização. Também são identificados os grupos prioritários e as fases de vacinação, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde.
VACINADOS – De acordo com a Divisão de Imunização de Rio das Ostras, com a chegada das vacinas, desde o dia 19 de janeiro até a última sexta-feira, dia 28,1318pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas no Município, que foram os profissionais da Saúde que trabalham na linha de frente do combate a pandemia, idosos residentes em Instituições de Longa Permanência – ILP, os deficientes institucionalizados na Residência Terapêutica – RT e os profissionais que cuidam dessas pessoas.
Para dar mais transparência a todo processo vacinal, a atualização dos números de vacinados será feita semanalmente e a população poderá conferir os dados por meio do site da prefeitura: www.riodasostras.