Comunidade tem ampla participação na gestão da saúde em Rio das Ostras
Uma das principais pautas na reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Rio das Ostras na semana passada foi a ativa participação da população em todo o processo de implantação do Programa de Saúde da Família (PSF) no município. O PSF foi lançado este mês, com a inaguração do novo Posto de Saúde no Praia Âncora, unidade modelo do programa.
O Conselho é formado por representantes de entidades civis organizadas e desde 2006 tem uma participação efetiva nas decisões da Secretaria de Saúde.
Os membros do Conselho foram atuantes em todas as etapas, em especial na preparação do concurso público que escolheu os 40 agentes comunitários de saúde para a primeira fase do PSF em Rio das Ostras.
"Acho importantíssimo dividir com a comunidade, por meio do Conselho de Saúde, todas as ações da secretaria. Isso é trabalhar com transparência e atendendo aos anseios da população", explicou o secretário Sérgio Manhães.
OUTRAS AÇÕES – Durante a reunião também foram discutidos o Plano Municipal de Controle e Avaliação, que será implantado no município e projetos que receberão repasses do Fundo Nacional de Saúde.