Teatro Popular de Rio das Ostras apresenta peças que abordam a questão de gênero
Espetáculos serão encenados entre sexta-feira, 21, e domingo, 23
Espetáculos que misturam ficção e realidade serão apresentados neste fim de semana no Teatro Popular de Rio das Ostras. A peça de sexta-feira, dia 21, é “Prática de Montação”, que aborda a vida de atrizes e atores com uma linguagem performática.
No sábado, dia 22, entra em cena “Dandara Através do Espelho”, no qual um travesti conta sobre o seu processo de transformação. A terceira peça,“Cabeça de Porco”, vai estar em cartaz no domingo, dia 23, e fala da vida gay no Rio de Janeiro durante a década de 90.Todos os espetáculos são encenados pelo grupo Prática de Montação. Formada há dois anos, no Rio de Janeiro, a companhia teatral desenvolve pesquisas relacionadas a questões de gênero e sexualidade. Com o projeto “Ocupa Montação”, que chega a Rio das Ostras, o grupo promove o diálogo e apresenta narrativas diferenciadas.
SINOPSES – Espetáculo que deu origem ao projeto, “Prática de Montação” narra a trajetória de um jovem estagiário de Direito. Após uma experiência de quase morte, ele precisa remontar as peças de seu passado. Em cena, nove atores constroem um álbum coletivo de memórias, traçando o percurso de jovens LGBTs.
“Dandara Através do Espelho” é uma peça teatral autobiográfica criada a partir do diário da atriz travesti Dandara Vital. O sonho de Dandara é fazer um filme sobre as suas aventuras e desventuras. Com a ajuda de Pedro, um estudante de teatro, assume o desafio de tirar essa ideia do papel.
Inspirada na obra do escritor e compositor Luís Capucho, “Cabeça de Porco” relata a vida gay na cidade do Rio de Janeiro em pleno anos 90 ao acompanhar a trajetória de Cadu, um rapaz em processo de descoberta de si e do mundo. Cadu mora com sua mãe, dona Creuza, num cortiço que ela administra. Na peça, temas como a maternidade, o sexo, família estão em debate.
SERVIÇO:
“Prática de Montação”
Sexta-feira, dia 21, às 19h e às 21h
Classificação:18 anos.
“Dandara Através do Espelho”
Sábado, dia 22, às19h e às 21h
Classificação: 14 anos.
“Cabeça de Porco”
Domingo, 23, às 18h
Classificação: 18 anos.
Teatro Popular de Rio das Ostras
Avenida Amazonas, s/nº – Centro
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (Meia)
FONTE: ASCOM – PMRO.