Acordo técnico fortalece Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras
No último dia 20, sexta-feira, a Prefeitura de Rio das Ostras assinou o acordo de cooperação técnica com a Petrobras e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para formação de educadores ambientais.
"Rio das Ostras dá um bom exemplo ao Brasil na liderança das questões ambientais. O projeto Pólen vem incrementar as ações existentes no município", disse o diretor do Nupem/UFRJ, Francisco Esteves, durante a assinatura do acordo. Também estavam presentes na ocasião, o prefeito Carlos Augusto, o secretário de Meio Ambiente, Max Almeida, a secretária de Educação, Maria Lina da Paixão, o gerente de projetos da unidade da Bacia de Campos da Petrobras, Maxwell Vaz, além de outros representantes dessas instituições e da sociedade civil organizada da cidade.
"Investimos em parcerias com instituições sérias para trazer mais benefícios para nosso município. Essa troca de conhecimentos é muito importante para aprimorarmos nosso trabalho de Educação Ambiental, que já obteve reconhecimento internacional no congresso de pedagogia em Cuba este ano", afirmou o prefeito Carlos Augusto.
Projeto Ambiental – O Pólen é uma contrapartida da Petrobras aos municípios afetados pelas atividades de exploração e produção de petróleo na Bacia de Campos. O objetivo da iniciativa é formar educadores ambientais a partir da realidade de cada município. Quem executa as atividades é o Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-ambiental de Macaé (Nupem) da UFRJ.
O Núcleo de Educação Ambiental foi o local escolhido para implantação do Pólo Rio das Ostras do Projeto Pólen, que se desenvolve em módulos, começando com um diagnóstico da realidade sócio-ambiental do município.
FONTE: SECOM – PMRO.